Caças da Força Aérea Francesa atualmente enviados para a Estônia como parte da missão Enhanced Air Policing (eAP) realizaram seu primeiro exercício multinacional em 6 de maio, ao lado de seus colegas finlandeses e suecos.

Três Mirage 2000-5s começaram a treinar pela manhã, acompanhados por quatro F/A-18Cs finlandeses. Durante um voo de cerca de duas horas, eles sobrevoaram a Finlândia e treinaram em combate. Na parte da tarde, seis JAS-39 Gripen Cs suecos participaram do mesmo exercício ao lado de caças franceses.

Esses voos foram realizados no âmbito do protocolo “Exercício de Treinamento Sueco Finlandês” (FSTE). Como a Finlândia e a Suécia não fazem parte da OTAN, esse protocolo permite que os países envolvidos na operação “Baltic Air Policing” (BAP) e “Enhanced Air Policing” (eAP) treinem com os dois países nórdicos, mas depois de terem sido desarmados. Este exercício é uma oportunidade para fortalecer a interoperabilidade entre nações europeias e será repetido durante a missão francesa na Estônia.

A eAP faz parte das missões de polícia aérea da OTAN nos países bálticos (Baltic Air Policing, BAP). Essas missões visam garantir a integridade do espaço aéreo do Báltico em tempos de paz, e a França participa regularmente desde 2004.

Além disso, quando a OTAN implementou a eAP em 2014 como medidas de segurança para os países bálticos, a França respondeu. As forças francesas, em solidariedade com seus aliados, concluíram seu engajamento no BAP ao propor missões de alerta como parte da missão eAP, cujo último contingente acabou de chegar ao solo da Estônia.

FONTE: Força Aérea Francesa

wpDiscuz