Jato de treinamento M-345 obtém certificação
A autoridade de certificação do Ministério da Defesa italiano emitiu a certificação inicial para o novo avião de treinamento M-345 da Leonardo.
O programa de testes para o M-345 conduziu duzentos voos dedicados com o apoio do Centro de Testes de Voo da Força Aérea Italiana, 61ª ala e 10ª unidade de manutenção de aeronaves.
Lucio Valerio Cioffi, diretor da Divisão de Aeronaves Leonardo, disse: “A conquista da Certificação Inicial do M-345 confirma que a aeronave apresenta excelentes características e capacidades e a disponibiliza para o mercado internacional”.
A certificação inicial do M-345 marca o primeiro caso de aplicação da nova regra AER (EP) P-21 para uma aeronave de asa fixa. Essa regra adota o EMAR-21 europeu — (Requisitos de aeronavegabilidade militar europeia) — um rigoroso requisito de certificação internacional que também será benéfico para a exportação da aeronave.
De acordo com Leonardo, o M-345 fornece uma melhoria na eficácia do treinamento, maior eficiência e redução de custos operacionais. A aeronave complementa os M-346s usados na fase avançada do treinamento de pilotos e, no âmbito do projeto “International Flight Training School”, apoiará o reforço e a internacionalização da oferta de treinamento lançada por Leonardo em parceria com a Força Aérea Italiana.
O sistema de treinamento integrado baseado no M-345 para aeronaves de geração atual e futura inclui o recurso “Live Virtual Constructive”, que integra aeronaves a bordo com elementos simulados de “amigo” ou “inimigo”, permitindo que o futuro piloto seja exposto a a complexidade de todos os cenários operacionais possíveis.
FONTE: Aerospace Testing International