Boeing lança primeiro protótipo do Loyal Wingman para a RAAF
A Boeing Austrália anunciou em 5 de maio que lançou a primeira das três aeronaves não tripuladas representativas da produção em construção sob o projeto DEF6014 Fase 1 de AUD40 milhões (US$ 25,7 milhões) da Força Aérea Australiana (RAAF), também conhecido como programa de desenvolvimento avançado Loyal Wingman.
O tipo é o primeiro avião Boeing de folha limpa a ser desenvolvido fora dos EUA e o primeiro avião militar a ser construído na Austrália em mais de 50 anos. Espera-se que os três protótipos de aeronaves Loyal Wingman sejam usados para testar e validar novas tecnologias e conceitos operacionais para futuras operações da RAAF.
A aeronave Airpower Teaming System (ATS) do tamanho de um caça medirá 11,7 m de comprimento e terá um alcance operacional de mais de 3.000 km. Ela apresentará uma seção de nariz reconfigurável de 2,59 m de comprimento com um volume interno superior a 1,47 metros cúbicos e interfaces de carga útil de arquitetura aberta, permitindo que o operador reconfigure facilmente uma aeronave para a evolução dos requisitos da missão no teatro “dentro de horas”, de acordo com para funcionários da Boeing.
A empresa se recusou a divulgar os tipos de carga útil de missão que a aeronave levará, embora informes anteriores tenham indicado que incluirão inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) e pacotes de guerra eletrônica (EW).
A RAAF afirmou anteriormente que planeja testar a capacidade da aeronave Loyal Wingman de se unir e melhorar a consciência situacional e a capacidade de sobrevivência de suas aeronaves tripuladas, que incluem as aeronaves Boeing F/A-18E Super Hornet multimissão e EA-18G Growler de Guerra Eletrônica, aeronaves de Alerta Aéreo Antecipado E-7A Wedgetail, aeronaves de patrulha marítima P-8A, bem como os caças Lockheed Martin F-35A Lightning II Joint Strike Fighter.
FONTE: Jane’s