Saab entrega primeiro GlobalEye AEW&C aos Emirados Árabes Unidos
A Saab entregou o primeiro avião de alerta aéreo e controle GlobalEye (AEW&C) aos Emirados Árabes Unidos (EAU) em 29 de abril, anunciou a empresa.
No serviço das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, a aeronave é conhecida como SRSS (Swing Role Surveillance System).
“A entrega do primeiro GlobalEye é um marco importante para a Saab, mas também um passo importante na história do controle e alerta aéreo antecipado. Estabelecemos um novo padrão para o mercado e tenho orgulho de dizer que entregamos a solução de vigilância aérea mais avançada do mundo para os Emirados Árabes Unidos”, diz Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.
Durante o Dubai Air Show 2015, os Emirados Árabes Unidos concederam à Saab um contrato de desenvolvimento e produção de US$ 1,27 bilhão com um pedido inicial de dois sistemas GlobalEye. Um pedido adicional, no valor de US$ 238 milhões, pelos Emirados Árabes Unidos para um terceiro sistema foi anunciado em 2017. Em novembro de 2019, o país também anunciou sua intenção de concluir uma emenda ao contrato para a compra de dois sistemas adicionais.
O GlobalEye é a nova solução de alerta e controle aéreo (AEW&C) da Saab. Ele fornece vigilância aérea, marítima e terrestre em uma única solução. O GlobalEye combina o novo radar Erieye de alcance estendido da Saab e uma gama de sensores avançados adicionais com a aeronave Global 6000 de alcance ultra longo da Bombardier.
A aeronave GlobalEye foi lançada pela Saab em fevereiro de 2018 e o primeiro voo foi realizado no mês seguinte.
A aeronave oferece alcance de detecção estendido, autonomia e capacidade de desempenhar várias funções, incluindo tarefas como busca e salvamento, vigilância de fronteiras e alerta avançado de ameaças militares.
O Erieye ER do GlobalEye é um radar multimodo de varredura eletrônica ativa (AESA) de banda S desenvolvido a partir do radar Saab Erieye. O sistema de radar tem a capacidade de detectar alvos aéreos pouco observáveis em condições de clutter intenso e jamming e também pode detectar e rastrear alvos marítimos até o horizonte elevado e pequenas embarcações do tamanho de jet-ski ou RIB a distâncias muito longas.
O radar de busca marítima AESA Seaspray da Leonardo e um sensor eletro-óptico da FLIR Systems também fazem parte do pacote que está sendo instalado no sistema GlobalEye dos Emirados Árabes Unidos.