Radar AESA da Saab

A Saab anunciou que completou os primeiros testes aéreos de seu novo radar AESA (Active Electronically Scanned Array) de banda X para caças.

A empresa disse que oferecerá o radar como uma nova adição à sua família de radares PS-05/A.

O radar é projetado para aeronaves de combate e pode ser adaptado a uma variedade de plataformas. A empresa revelou anteriormente que uma versão da nova antena AESA havia sido vendida a um cliente do governo dos EUA.

A aeronave hospedeira durante o teste aéreo foi um caça Gripen D, atualmente oferecida com o mais recente radar Mk4 da Saab. A nova versão do radar pode ser oferecida aos operadores Gripen C/D, como uma atualização.

O novo radar AESA emprega nitreto de gálio (GaN), um material que proporciona menor consumo de energia e maior resistência ao calor. A Saab diz que isso permite maior largura de banda e maior confiabilidade, disponibilidade e eficiência. O novo radar AESA promete melhor desempenho contra pequenos alvos, capacidade aprimorada de contra-contramedidas eletrônicas (ECCM), bem como capacidade aprimorada de suportar armas mais avançadas.

“Este é um passo importante no desenvolvimento do nosso novo radar AESA de caça. Vemos grandes possibilidades para o radar, e seu design modular, adaptável e escalonável significa que ele também pode ser usado para várias outras aplicações”, diz Anders Carp, vice-presidente sênior e chefe de vigilância da área de negócios da Saab.

wpDiscuz