A versão mais avançada do caça a jato multifuncional F-15 fez seu voo inaugural. Com o piloto-chefe de testes da Boeing, Matt Giese, nos controles, o F-15QA que está sendo desenvolvido para a Qatar Emiri Air Force (QEAF) decolou do Aeroporto Internacional Lambert em St. Louis, em 13 de abril, para um voo de 90 minutos.

O primeiro voo da mais recente variante do venerável avião de combate da Guerra Fria envolveu a execução de uma decolagem vertical “Viking” de alta potência, para rapidamente ganhar altitude, ativando o pós-combustor completo para subir em um ângulo extremamente alto. Isso foi seguido por manobras no espaço aéreo de teste, onde a aeronave gerou 9 Gs. Durante o voo, os engenheiros monitoraram a telemetria enquanto o radar e a aviônica do F-15QA eram postos em prática.

Embora o F-15 tenha voado pela primeira vez na década de 1970, a Boeing diz que o F-15QA incorpora tecnologias de última geração, incluindo controles de voo fly-by-wire e um cockpit digital. Além disso, existem sensores modernizados, radar e sistemas de guerra eletrônica, e o que é descrito como o computador de missão mais rápido do mundo.

O F-15QA está sendo fabricado sob um contrato de US$ 6,2 bilhões do Departamento de Defesa dos EUA para construir 36 aeronaves para a QEAF, com o primeiro programado para ser entregue em 2021. Além disso, a Boeing fornecerá treinamento para a tripulação e para manutenção de aeronaves F-15QA.

A Boeing também está se preparando para produzir uma versão doméstica do F-15QA chamada F-15EX. A empresa aeroespacial planeja construir oito dos caças, levando a uma possível frota de até 144.

“Este primeiro voo bem-sucedido é uma etapa importante para fornecer à QEAF uma aeronave com o melhor alcance e carga útil da categoria”, diz Prat Kumar, vice-presidente da Boeing e gerente de programa F-15. “O avançado F-15QA não apenas oferece recursos “game changer”, mas também é construído usando processos avançados de fabricação que tornam o jato mais eficiente de fabricar.

No campo, o F-15 custa metade do custo por hora de voo de aeronaves de combate similares e oferece muito mais carga útil em alcances muito maiores. Isso é sucesso para o combatente”.

Concepção artística do F-15QA

FONTE: Boeing

wpDiscuz