China realiza exercícios ‘regulares’ perto de Taiwan em preparação para confronto militar
O Exército de Libertação Popularda China (PLA) realizou exercícios militares com aviões de guerra perto da ilha de Taiwan no dia 10 de abril, e esses exercícios, que ocorreram pelo menos quatro vezes desde o tradicional feriado do Festival da Primavera em janeiro, tornaram-se regulares e agora fazem parte dos preparativos da luta militar contra a ilha, disseram especialistas do continente.
Vários aviões de combate do PLA, incluindo os bombardeiros H-6, os aviões de alerta aéreo antecipado KJ-500 e os caças J-11, realizaram um exercício de longo alcance sobre o mar a sudoeste, perto da ilha de Taiwan na sexta-feira, informou a mídia de Taiwan, citando a autoridade de defesa da ilha.
Os aviões do PLA entraram no Oceano Pacífico Ocidental através do Canal Bashi e depois retornaram à base pela mesma rota de onde vieram, disseram reportagens da ilha.
Song Zhongping, especialista militar do continente e comentarista de TV, disse ao Global Times na sexta-feira que os exercícios eram parte dos preparativos para o potencial confronto militar contra a ilha de Taiwan, e esses exercícios se tornaram regulares e rotineiros.
Após o feriado tradicional do Festival da Primavera, no final de janeiro, o PLA conduziu uma missão de patrulha de prontidão para combate, apresentando navios e aviões de guerra em 9 de fevereiro, exercícios conjuntos em 10 de fevereiro e exercícios “raros” noturnos de aviões de guerra em 16 de março, todos perto da ilha de Taiwan , apesar do novo surto de coronavírus (COVID-19).
Song disse que espera que o PLA realize gradualmente exercícios maiores e mais frequentes, e que os exercícios se tornem mais direcionados e tenham mais dissuasão, como ataques de decapitação contra forças secessionistas e operações de negação de área contra intervenção estrangeira.
Os exercícios servem para que os secessionistas de Taiwan saibam que o apoio de forças estrangeiras é inútil e também que as forças estrangeiras entendam que o PLA possui a capacidade e determinação de resolver a questão de Taiwan, disse Song.
Os exercícios na sexta-feira também ocorreram depois que os EUA assinaram recentemente a Lei da Iniciativa Internacional de Proteção e Aperfeiçoamento de Aliados de Taiwan (TAIPEI), que permite que os EUA reduzam, expandam ou encerrem compromissos econômicos e diplomáticos com países que adotam ações para prejudicar Taiwan, e ajude a ilha de Taiwan a obter participação em organizações internacionais, como membro ou como observador, e a fornecer armas para a ilha.
Zhu Fenglian, porta-voz do Departamento de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, disse após a assinatura da lei dos EUA em 26 de março que a reunificação e rejuvenescimento nacional da China não serão interrompidos por nenhuma força.
FONTE: Globaltimes.cn
VEJA TAMBÉM: