JASSM-ER lançado de um F-15E

JASSM-ER lançado de um F-15E

A Lockheed Martin foi contratada para fornecer 790 AGM-158 Joint Air-to-Surface Stand-off Missile (JASSM) aos clientes do Departamento de Defesa dos EUA (DoD) e Vendas Militares Estrangeiras (FMS).

O contrato, anunciado em 1º de abril, está avaliado em 818,2 milhões de dólares e abrange os lotes 17 e 18 da produção.

Conforme observado no anúncio, o contrato prevê 360 mísseis Lote 17 para as forças armadas dos EUA, 40 mísseis Lote 17 para clientes não-divulgados do FMS e 390 mísseis Lote 18 para clientes não revelados.

O trabalho será realizado em Orlando, Flórida, e deve ser concluído em 31 de outubro de 2024. O contrato eleva o número total de mísseis adquiridos para mais de 3.000.

O JASSM é uma arma furtiva de última geração furtiva que apresenta um design de asa baixa (dobrada para transporte) com um corpo retangular arredondado e uma única cauda vertical (dobrada para transporte).

A orientação do míssil no meio do curso usa o sistema de navegação inercial/unidade GPS desenvolvido para as bombas guiadas Joint Direct Attack Munition (JDAM) e Joint Stand-Off Weapon (JSOW), para alto ou baixo nível (até cerca de altitude de cruzeiro de 1.600 pés. Na fase terminal, o JASSM faz um mergulho acentuado em direção ao alvo, usando um buscador de imagens por infravermelho (IIR) antes que a ogiva de penetração e fragmentação por explosão WDU-42/B (J-1000) detone.

O alcance do JASSM é estimado em 370 km, enquanto o JASSM-ER aumenta para quase 1.000 km através da adição de um novo motor turbofan e combustível adicional.

FONTE: Jane’s

wpDiscuz