EUA retaliam com ataques aéreos no Iraque
Os EUA lançaram ataques aéreos na quinta-feira contra um grupo de milícias apoiado pelo Irã que atingiu uma base militar no Iraque, disse o Pentágono.
Na quarta-feira, grupos de milícias apoiadas pelo Irã no Iraque mataram dois soldados dos EUA e um soldado britânico. No início da quinta-feira, as principais autoridades do Pentágono disseram que “todas as opções estão sobre a mesa” para uma resposta.
“Os Estados Unidos não tolerarão ataques contra nosso povo, nossos interesses ou nossos aliados”, afirmou o secretário de Defesa Mark Esper em comunicado. “Como demonstramos nos últimos meses, tomaremos as medidas necessárias para proteger nossas forças no Iraque e na região”.
A coalizão liderada pelos EUA no Iraque anunciou na quarta-feira à noite que 18 foguetes Katyusha atingiram Camp Taji ao norte de Bagdá, matando três e ferindo 12.
“A morte de dois militares americanos nas mãos de uma milícia apoiada pelo Irã exige ação”, twittou o ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton. “A capacidade continuada do Irã de atacar nossas forças por meio de proxies regionais demonstra a necessidade de pronta retaliação, não simplesmente contando com ‘pressão máxima'”.