A-29 Super Tucano

A-29 Super Tucano

A Sierra Nevada Corporation ganhou um contrato de US$ 129 milhões para fornecer duas aeronaves de ataque leve Sierra Nevada/Embraer A-29 para a Força Aérea dos EUA (USAF).

O contrato inclui equipamentos de apoio no solo, treinamento de pilotos, suporte logístico, economia e manutenção de aeronaves, afirma a Sierra Nevada em 3 de março.

“A Força Aérea dos EUA agora terá a oportunidade de implantar o A-29 em apoio às operações dos EUA e aliados”, diz Mark Williams, vice-presidente de planos e programas estratégicos da área de negócios de aviação e segurança da Sierra Nevada.

O A-29 é um avião de ataque leve turboélice originalmente projetado e construído pela Embraer. A empresa brasileira também constrói a aeronave nos EUA por meio de sua parceria com a Sierra Nevada. O acordo com a Sierra Nevada, com sede nos EUA, permite que o A-29 seja vendido para serviços militares dos EUA e clientes internacionais por meio do processo de vendas militares estrangeiras (FMS) dos EUA.

A última venda de duas aeronaves não está relacionada ao programa Armed Overwatch, anunciado recentemente pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea, que é uma iniciativa separada, diz a Sierra Nevada. Em vez disso, o contrato é para continuar o experimento de ataque leve da USAF. O serviço também planeja comprar dois ou três exemplares da aeronave de ataque leve Textron Aviation AT-6 como parte desse esforço.

O experimento de ataque leve evoluiu ao longo de vários anos. Originalmente, a USAF pretendia encontrar um avião de ataque ao solo barato de voar. No entanto, recentemente, a iniciativa se transformou em um esforço para desenvolver uma plataforma aérea para transportar equipamentos de comunicação que ajudariam os aliados a coordenar ataques ar-terra com os EUA.

Esse kit de comunicação é chamado de Airborne Extensible Relay Over-Horizon Network ou AERONet. A USAF prevê um sistema capaz de fornecer vídeo, voz, chat, comando e controle às nações parceiras por menos de US$ 500.000 por unidade.

A Sierra Nevada diz que começará a fabricar as aeronaves imediatamente a partir de suas instalações em Jacksonville, Flórida, e Centennial, Colorado. A empresa planeja entregar aeronaves em 2021, com atividades de treinamento e suporte continuando até 2024.

Cockpit do A-29 Super Tucano

FONTE: FlightGlobal

wpDiscuz