EUA aprovam venda de aviões-tanque KC-46 para Israel
A IAF comprará até 8 aeronaves fabricadas pela Boeing por um valor estimado de US$ 2,4 bilhões, apesar dos sérios atrasos e mau funcionamento do programa
WASHINGTON — O Departamento de Defesa dos EUA anunciou na terça-feira a aprovação da venda de novos aviões de reabastecimento aéreo KC-46 Pegasus para seu aliado israelense no Oriente Médio.
Israel compraria até oito das aeronaves fabricadas pela Boeing e equipamentos relacionados por cerca de US$ 2,4 bilhões, informou a Agência de Cooperação em Segurança e Defesa do Pentágono, depois que o Departamento de Estado aprovou o acordo proposto, do qual o Congresso foi notificado.
A aeronave multifuncional possibilita o reabastecimento no ar para caças e outras aeronaves, mas também pode ser usada para transporte militar.
“Os Estados Unidos estão comprometidos com a segurança de Israel, e é vital que os interesses nacionais dos EUA ajudem Israel a desenvolver e manter uma forte e pronta capacidade de autodefesa”, disse a Agência de Cooperação em Segurança de Defesa em comunicado.
Ele disse que Israel ter seus próprios KC-46 ajudaria a apoiar os militares dos EUA, “potencialmente liberando ativos dos EUA para uso em outros lugares durante os períodos de guerra”.
A venda proposta ocorre apesar dos atrasos no programa Pegasus.
A principal questão é sobre o design de sua função de reabastecimento. A Força Aérea dos EUA encontrou problemas significativos com o sistema de visão remota do KC-46, essencial na tentativa de alinhar e anexar a lança de reabastecimento à aeronave que procura encher seus tanques.
O chefe do Estado-Maior da Força Aérea, David Goldfein, disse estar pressionando a Boeing para resolver o problema.
“No momento, estamos em negociações finais com a empresa sobre a correção”, disse ele na terça-feira ao Comitê de Serviços Armados do Senado.
O primeiro KC-46 foi entregue à Força Aérea dos EUA há um ano e o serviço encomendou 179 aviões.
Israel é o segundo país a ser aprovado para o KC-46.
A Boeing está construindo duas aeronaves para o Japão.
Com base na estrutura do Boeing 767, o KC-46 substituirá a linha de velhos aviões-tanque KC-10 e KC-135 da Força Aérea, muitos dos quais fabricados durante a Guerra Fria.
FONTE: The Times of Israel