Mais informações sobre a ejeção de tripulante do A-29B em Natal (RN)
Por Valter Andrade
Especial para o Poder Aéreo
Nesta terça feira 03 de março de 2020, ocorreu uma ejeção de um ocupante de um A-29B Super Tucano pertencente a ALA10 em Parnamirim (RN), o ocorrido foi por volta das 15:30 hora local, no município de Extremoz, situado no litoral do estado do Rio Grande do Norte. Pertence à Região Metropolitana de Natal e ao Polo Costa das Dunas, distante 23,5 quilômetros ao norte da capital do estado.
De acordo com informações que apuramos com diversas fontes, temos algumas certezas preliminares.
- Era um voo de formação de instrutor;
- Formado por duas aeronaves A-29B Super Tucano do esquadrão Joker;
- As condições de tempo não eram ruins;
- As aeronaves ficaram orbitando o ocupante após sua ejeção;
- Ambos Super Tucano retornaram em segurança para a ALA 10;
- Rapidamente foi acionado um H-36 Caracal para efetuar o resgate;
- O resgate acabou sendo realizado por outro Caracal que retornava da missão de GLO em Fortaleza
Outros informes dão conta que eram pilotos experientes, e que o ocupante que acabou ejetando, não era piloto, e teria se assustado com uma manobra, acionando inadvertidamente a ejeção, algumas vezes estes ocupantes podem ser de equipe de apoio de solo, os quais são levados em voo para algum tipo de avaliação.
Mas por hora ficou clara a habilidade e perícia na condução e orientação do resgate por parte dos pilotos do A-29B Super Tucano, enquanto um orbitava o paraquedas em sua descida, o outro rumou para pouso seguro na ALA 10, e ao mesmo tempo era informado as coordenadas para o rápido resgate, que ocorreu de forma muito profissional. Atestando o bom preparo da FAB e suas tripulações numa situação de emergência real.
Conforme informou a FAB, agora vai se iniciar uma investigação detalhada para apurar o que realmente ocorreu nesta ejeção.