Su-24M Fencer

Su-24M Fencer

Dois jatos Su-24 do regime Assad foram derrubados por caças F-16 turcos sobre a província de Idlib, no noroeste da Síria, informou o Ministério da Defesa neste domingo.

O ministério observou que dois sistemas de defesa aérea, incluindo um que derrubou um avião turco, foram destruídos. As forças armadas turcas continuaram no domingo a destruir os alvos do regime na Síria, como parte de uma operação lançada após um ataque mortal do regime contra as tropas turcas em Idlib.

De acordo com as novas imagens compartilhadas pelo Ministério da Defesa Nacional da Turquia, tanques, veículos blindados e anti-tanques, bem como soldados do regime foram neutralizados no distrito de Saraqib, uma porta de entrada para a província de Idlib, no noroeste, e algumas outras regiões próximas.

Idlib, perto da fronteira sul da Turquia, fica dentro de uma zona de desesccalada estabelecida em um acordo entre a Turquia e a Rússia no final de 2018. O regime sírio e seus aliados violaram consistentemente os termos do acordo, lançando ataques frequentes dentro do território onde atos de agressão são expressamente proibidos.

A Turquia apelou à interrupção imediata dos ataques em Idlib e à continuação do cessar-fogo, alertando que, se os ataques não pararem, tomará medidas.

Pelo menos 34 soldados turcos foram mortos e vários outros feridos em um ataque aéreo pelas forças do regime de Assad em Idlib no final da quinta-feira. Após o ataque, a Turquia lançou a Operação Spring Shield para acabar com os massacres do regime e impedir a radicalização e a migração, segundo o ministro da Defesa Nacional turco, Hulusi Akar.

F-16 da Turquia
Boeing 737 AEW&C da Turquia

FONTE: Daily Sabah

NOTA DO PODER AÉREO: Segundo informações disponíveis em fontes do Twitter, os Su-24 teriam sido abatidos com mísseis AIM-120C7 AMRAAM lançados por F-16 com os radares desligados, para não alertar os sistemas RWR (alerta radar) dos alvos. Os F-16 turcos teriam recebido informações dos alvos pela aeronave Boeing 737 AEW&C Peace Eagle.

wpDiscuz