Su-57

Su-57

Um protótipo do míssil hipersônico projetado para ser lançado do novo caça russo de quinta geração Su-57 já foi produzido, segundo a agência russa RBK.

A fonte descreveu o míssil como uma pequena arma ar-terra projetada para ser transportada no interior da aeronave, devendo os testes de lançamento aéreo ser iniciados em breve.

No momento, não há outras características sobre a arma ou sobre a empresa desenvolvedora.

A Defesa lançou a possibilidade do desenvolvimento de mísseis hipersônicos semelhantes ao míssil Kinzhal, que possui capacidade nuclear.

O Kinzhal foi implantado em serviço a bordo do MiG-31K em dezembro de 2017. Além disso, está em andamento o desenvolvimento de uma versão do míssil para o bombardeiro estratégico Tu-160.

MiG-31 com míssil Kinzhal

O Kinzhal  possui um alcance operacional de aproximadamente três mil quilômetros e pode alcançar uma velocidade de Mach 10 ou Mach 12.

A entrega em grande escala dos caças Su-57 à Força Aeroespacial russa deve ocorrer neste ano. A aeronave furtiva de quinta geração foi desenvolvida pela Sukhoi e deve substitui os MiG-29 e Su-27.

Além disso, o Su-57 está equipado com aviônica avançada, radar de varredura eletrônica ativa, sistemas de inteligência eletrônica (ELINT) e uma grande variedade de armamentos de alta precisão.

FONTE: Sputnik Brasil

wpDiscuz