Airbus oferta Eurofighter Tranche 3 à Colômbia
A Airbus Defense & Space (DS) ofereceu formalmente o avião de combate Eurofighter Typhoon à Força Aérea Colombiana (Fuerza Aérea Colombiana: FAC) para substituir sua velha frota de Kfirs das Indústrias Aeroespaciais Israelenses (IAI).
Iván Gonzalez, chefe de campanhas de aeronaves de combate do Airbus Group, disse ao Jane’s em 20 de fevereiro que a empresa ofereceu 15 aeronaves Tranche 3 (12 monopostos e três bipostos) para a Colômbia.
Segundo Gonzalez, o Eurofighter seria a melhor opção para a Colômbia por várias razões: “O país precisa de um caça multirole avançado e o Eurofighter é a aeronave que melhor atende a esse requisito. Além disso, o Eurofighter possui uma superioridade ar-ar inigualável diante dos outros concorrentes, bem como superioridade ar-solo já demonstrada em operações reais”.
“Além disso, é importante considerar que, caso a Colômbia optasse por uma frota de Eurofighter, ingressaria no maior programa de defesa europeu, o que também permitiria ao país aproveitar os benefícios tecnológicos e econômicos associados a esse programa”, disse ele.
Atualmente, a FAC está avaliando e examinando propostas de vários países e fabricantes para seu programa de substituição de caças de superioridade aérea. De acordo com a força aérea, o Eurofighter, o Lockheed Martin F-16V Block 70/72 e o Saab JAS 39 Gripen E/F foram selecionados como um substituto potencial para seus Kfirs.
A substituição dos 23 caças israelenses Kfir, que a Colômbia comprou há três décadas, pode custar mais de US$ 1 bilhão, segundo fontes do governo. Apesar das limitações orçamentárias, o presidente Ivan Duque disse que é a favor da modernização do equipamento militar do país.
Como parte de seu discurso, a Airbus está propondo três pilares principais de cooperação: Compartilhamento de conhecimento que permitirá à indústria nacional apoiar os programas estratégicos de defesa da Colômbia, apoiar o desenvolvimento da indústria de defesa colombiana com base na experiência que a Airbus tem com a Corporacion de la Industria Aeronautica Colombiana (CIAC); e fornecendo as capacidades necessárias para aumentar a autonomia e independência da indústria aeronáutica do país.
FONTE: Jane’s