Congressistas do Arizona querem esticar a vida dos A-10
Congressistas do Arizona pretendem lutar contra um plano da Força Aérea dos EUA de aposentar parte da frota de jatos de ataque A-10 Thunderbolt II, muitos deles estão baseados na Base da Força Aérea Davis-Monthan, em Tucson.
O jornal Arizona Daily Star relata que a redução da frota faz parte de um objetivo da Força Aérea em reduzir alguns sistemas de armas mais antigos para ajudar a pagar pelos novos programas.
A senadora republicana Martha McSally , ex-piloto de A-10, e a deputada democrata Ann Kirkpatrick prometeram lutar contra a decisão de aposentar 44 dos A-10 mais antigos a partir do final deste ano.
Oficiais da Força Aérea divulgaram no último dia 10 de fevereiro um plano para começar a retirar de serviço várias células mais antigas, incluindo alguns A-10 que receberam asas novos recentemente.
A aposentadoria dos A-10 mais antigos resultará numa força composta por sete esquadrões que reúne um total de 218 A-10 modernizados que voarão pelas próximas duas décadas, disse Pletcher.
A Força Aérea revelou seus planos para começar a aposentar toda a frota A-10 em 2015, com início em 2018.
Membros do Congresso, incluindo o falecido senador John McCain e McSally, que estava na Câmara na época, lutaram contra o plano inicial e ajudaram a obter financiamento para substituir as asas dos A-10.
McSally, que faz parte da Comissão das Forças Armadas do Senado, disse em comunicado que se reuniu com líderes da Força Aérea para lhes dizer que não pretendia permitir que os 44 A-10 fossem desativados em outubro.
Kirkpatrick, que está na subcomissão de defesa da Comissão de Dotações da Câmara, disse que planeja apresentar uma resolução pedindo ao Congresso que continue com o financiamento do A-10.
“Estou trabalhando ativamente com a Força Aérea para garantir que não haja impacto negativo em nossos esquadrões em” Davis-Monthan, afirmou Kirkpatrick em comunicado.
FONTE: AirForceTimes (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)