Super Hornet e Growler iniciam avaliação no HX da Finlândia
A Boeing lançou oficialmente a fase de avaliação de voo de suas aeronaves F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler para o programa de substituição de caças HX da Finlândia, com três aeronaves chegando à Base Aérea de Tampere-Pirkkala ao norte de Helsinque em 18 de fevereiro.
A chegada de um F/A-18E monoposto, um F/A-18F biposto e um EA-18G na Finlândia para a avaliação do HX Challenge da Boeing seguiu passagens anteriores do Eurofighter Typhoon de 9 a 17 de janeiro, o Dassault Rafale de 20 a 28 de janeiro, as aeronaves Saab Gripen E e GlobalEye de alerta e controle aéreo (AEW&C) de 30 de janeiro a 6 de fevereiro e o Lockheed Martin F-35A Lightning II Joint Strike Fighter (JSF) de 10 a 17 de fevereiro. A Boeing concluirá os procedimentos em 26 de fevereiro.
Enquanto o Super Hornets e o Growler sendo avaliados estão nas configurações atuais do Block 2 e do Block 1, respectivamente, por sua oferta à Finlândia, a Boeing está lançando a versão do Block 3 da versão Super Hornet e do Bloco 2 do Growler, que estará disponível para o Marinha dos EUA de 2023 e 2025.
As melhorias do Super Hornet Block 3 compreendem o Advanced Cockpit System (ACS); o novo computador de missão de segurança de vários níveis da arquitetura aberta do Processador de segmentação distribuída (DTP-N); o sistema de busca e rastreamento por infravermelho do Block 2 (IRST) para detecção passiva de longo alcance; comunicações via satélite (SATCOM); tanques de combustível conformais (CFTs); e o Service-Life Modification (SLM) para aumentar a vida útil da aeronave de 6.000 para 10.000 horas de voo.
O Growler Block 2 terá muito do que a Boeing está fazendo no Super Hornet Block 3, incluindo os ACS e CFTs (que para o Growler dão o aumento usual de alcance e autonomia, mas também eliminam o bloqueio dos sensores que podem acontecer com o os tanques alijáveis e adiciona um conjunto atualizado de ataque eletrônico (EA) que apresenta o Next-Generation Jammer (NGJ). A Boeing disse ao Jane’s que a configuração exata da oferta do Growler Block 2 para a Finlândia ainda não foi definida pela Marinha dos EUA.
FONTE: Jane’s