Vietnã encomenda doze jatos Yak-130
Já em 2019, mas divulgado recentemente, o Vietnã assinou um contrato de US$ 350 milhões para comprar pelo menos doze aeronaves de treinamento avançado Yakovlev Yak-130. O Yak-130 é um treinador de jato avançado subsônico de dois lugares, que também pode ser configurado como um avião de caça leve.
A Rússia selecionou o Yak-130 em 2002, após uma licitação do governo para aeronaves de treinamento. O primeiro jato entrou em serviço com a Força Aérea Russa em 2009.
Este pedido verá o Vietnã como o terceiro operador do Yak-130 no sudeste da Ásia, depois de Laos e Mianmar, sendo o sexto usuário da aeronave no mundo.
Dentro da Không quân Nhân dân Việt Nam (VPAF, Força Aérea Popular do Vietnã), os Yak-130 servirão com o 915º Regimento de Treinamento em Aviação da Escola de Oficiais da Força Aérea na Base Aérea de Dong Tac.
O 915º Regimento de Treinamento de Aviação é responsável pelos estudantes pilotos em treinamento antes de pilotar os caças Sukhoi Su-27 e Su-30MK2. O Yak-130 substituirá a frota envelhecida das aeronaves de treinamento Aero L-39C Albatros, fabricadas na República Tcheca, operando com o 910º Regimento de Treinamento em Aviação.
Durante uma guerra ou outras emergências, os novos Yak-130 fornecerão à VPAF um esquadrão completo de caças leves. Entretanto, a aeronave cumprirá principalmente sua primeira tarefa de treinar futuros pilotos de caça vietnamitas para os Sukhoi.
FONTE: Scramble Magazine