Programa HX Fighter: Respostas recebidas à solicitação revisada de cotação
Cinco fabricantes de caças enviaram suas respostas ao pedido de cotação revisado, solicitado pelo Comando de Logística das Forças de Defesa da Finlândia.
Em outubro de 2019, as Forças de Defesa enviaram uma solicitação de cotação revisada aos governos da França, Reino Unido, Suécia e Estados Unidos, a serem encaminhadas a cinco fabricantes de caças multifuncionais nesses países. Os tipos de aeronaves em questão são Boeing F/A-18 Super Hornet (Estados Unidos), Dassault Rafale (França), Eurofighter Typhoon (Reino Unido), Lockheed Martin F-35 (Estados Unidos) e Saab Gripen (Suécia).
O prazo foi estabelecido para o final de janeiro de 2020 e o Comando de Logística das Forças de Defesa recebeu respostas para todos os cinco tipos de aeronaves. Foi solicitado a cada proponente que compilasse as informações fornecidas em sua licitação inicial e negociações em um pacote claro, atualizado e aprimorado.
As respostas contêm informações sobre a solução e o pacote abrangentes, criados em torno de cada opção de caça multifuncional; o objetivo é criar a melhor capacidade possível para o sistema de defesa da Finlândia enquanto substitui a frota Hornet. Dentro do orçamento estabelecido para o projeto, os proponentes foram solicitados a preparar um pacote de desempenho que atendesse aos requisitos estabelecidos e incluísse não apenas a aeronave, mas também outros sistemas técnicos, sistemas de treinamento, equipamentos de manutenção necessários, equipamentos de teste e peças de reposição, além de armas, sensores e outras funções de suporte específicas de tipo necessárias.
O critério de tomada de decisão mais importante para o projeto é a capacidade militar e sua manutenção ao longo do ciclo de vida. Quanto às demais considerações, como custos do ciclo de vida, segurança do suprimento e cooperação industrial, a proposta deve atender aos requisitos estabelecidos no Pedido de Cotação.
O concurso para o projeto HX foi lançado com um concurso preliminar em abril de 2018, ao qual os proponentes responderam em janeiro de 2019. Desde então, o conteúdo das propostas foi negociado com cada proponente. A segunda fase do projeto HX está em andamento, na qual o conteúdo da licitação será finalizado com cada proponente. O pedido de ofertas melhores e finais será enviado em 2020 ao final da segunda fase das negociações. O governo decidirá sobre a aquisição em 2021.
FONTE: Ministério da Defesa finlandês