De acordo com a Carta de Oferta e Aceitação assinada em 31 de janeiro em Deblin, as entregas polonesas de F-35A começarão em 2024, com as seis primeiras das 32 aeronaves sendo entregues até 2025.

A Diretoria de Armamento da Polônia disse que as entregas continuarão a uma taxa anual de quatro a seis aeronaves, com a aeronave final a ser entregue em 2030.

“As seis primeiras aeronaves serão temporariamente desdobradas em uma das bases aéreas dos Estados Unidos da América, com o objetivo de treinar as tripulações e as equipes de terra da Força Aérea Polonesa”, disse um representante da Inspeção de Armamento. Eles estarão baseados na Base Aérea de Luke, no Arizona, onde o programa F-35 tem seu centro de treinamento internacional.

Espera-se que os primeiros F-35 cheguem à Polônia entre 2025 e 2026 e, de acordo com a Embaixada dos EUA na Polônia, a Força Aérea Polonesa declarará a Capacidade Operacional Inicial IOC) com o F-35A em 2028.

Configuração

“Os jatos F-35A serão entregues em configuração que seria padrão para todos os usuários que recebem os jatos fabricados em série e planejados para serem entregues entre 2024 e 2030. Eles serão equipados com o software Block 4 mais recente. O acordo também inclui um pacote de modernização que prevê que as atualizações introduzidas mais tarde sejam implementadas nas aeronaves entregues antes dessas atualizações. A Diretoria de Armamento também confirmou que os jatos poloneses serião equipados com paraquedas de frenagem.

Pacote extras

A Inspeção de Armamento disse que a Polônia receberá apenas um motor sobressalente, num total de 33 para 32 aeronaves.

O contrato também inclui:

  • equipamento de apoio no solo e equipamento para pilotos,
  • equipamento de treinamento em solo para bases aéreas, centro de treinamento integrado e 8 simuladores de missão completa,
  • Pacote completo de suporte logístico no âmbito da Global Support Solution, válido até 2030,
  • Sistema de TI de suporte operacional para o F-35A,
  • Treinamento para 24 pilotos até o nível de instrutor e para 90 membros do pessoal de suporte técnico, ambos nos EUA.
Piloto de F-35 treinando em simulador

Finanças

“O valor do contrato LOA que abrange a entrega de 32 jatos F-35A com motores Pratt & Whitney F-135 e um único motor sobressalente, juntamente com um pacote de logística e treinamento, é definido em US$ 4,6 bilhões.

“Considerando o imposto sobre o valor agregado relacionado ao valor do suprimento de equipamento militar na Polônia, o valor do negócio, na data de conclusão, é definido como 20,7 bilhões de PLN. O preço unitário de um único F-35A (motor incluído) é de US$ 87,3 milhões líquidos, de acordo com a Inspeção de Armamentos.

Também foi enfatizado que o Contrato possui um perfil complexo e inclui a aquisição de todo o equipamento necessário para garantir as operações da aeronave adquirida.

Todo o acordo será financiado pelo orçamento do Ministério da Defesa e os pagamentos deverão ser feitos aos EUA entre 2020 e 2030.

F-35A – armamentos em exposição – foto Lockheed Martin – Code One Magazine

FONTE: Defence24.com

wpDiscuz