Dassault Rafale during a media day of the at Pirkkala Air Base, Finland, on January 21st, 2020. The French Dassault Rafale is the second HX Fighter Programme candidate to go through the testing and evaluation event of the Finnish Air Force. Finnish Government will decide on the procurement in 2021. LEHTIKUVA / MARKKU ULANDER

Em meados deste mês, caças franceses Rafale também estiveram na Finlândia para os testes do HX Challenge 2020, após a chegada de jatos Eurofighter Typhoon da BAE Systems na semana anterior.

Cada um dos concorrentes do HX Challenge 2020 será submetido a uma série de testes de voo, testes de simulação e testes de laboratório projetados para verificar se ele atende aos requisitos finlandeses na base de Pirkkala no aeroporto de Satakunta até 26 de fevereiro.

O país testará os jatos em baixas temperaturas, pois isso pode afetar o desempenho de sensores eletro-ópticos e outros sistemas ativos e passivos.

A Força Aérea Finlandesa avaliará as capacidades dos candidatos em cinco categorias de operações: combate aéreo, ataque ao solo, ataque marítimo, ataque de longo alcance, inteligência, vigilância e reconhecimento.

Além disso, será avaliado o potencial de desenvolvimento dos candidatos até a década de 2060 e sua capacidade de se adaptar à doutrina da Força Aérea Finlandesa.

Cada candidato deve oferecer um sistema de manutenção que permita autossuficiência em condições de emergência.

As fotos do Rafale são do dia 21 de janeiro e as do Typhoon são de 11 de janeiro.

FOTOS: Helsinki Times/Agência Lehtikuva

wpDiscuz