DARPA promove competição virtual de combate aéreo com inteligência artificial
Participantes vão desenvolver ‘pilotos’ habilitados para IA para séries de combates aéreos simulados
A DARPA selecionou oito equipes para competir nos AlphaDogfight Trials, uma competição virtual projetada para demonstrar algoritmos avançados de inteligência artificial (IA) que podem executar simulações de manobras de combate aéreo dentro do alcance visual, coloquialmente conhecidas como dogfights (brigas de cães).
Os ensaios têm como objetivo energizar e expandir uma base de desenvolvedores de IA e possíveis proponentes antes de uma solicitação antecipada de desenvolvimento de algoritmo a ser lançada sob o programa Air Combat Evolution (ACE) da DARPA. Anunciada no início deste ano, o ACE procura automatizar o combate ar-ar e criar confiança humana na IA como um passo em direção à melhoria da equipe homem-máquina. A visão da DARPA é que, com uma IA confiável capaz de gerenciar operações de ordem inferior, os pilotos possam se concentrar em desafios estratégicos de ordem superior, como orquestrar equipes de aeronaves não tripuladas pelo espaço de batalha sob o conceito de Mosaic Warfare.
O Consórcio Autonomy Research Collaboration Network (ARCNet) emitiu uma solicitação para os testes AlphaDogfight no verão de 2019. As oito organizações a seguir foram escolhidas de um grupo maior e são as principais equipes que desenvolverão e demonstrarão suas IAs de dogfight em uma série de três testes entre novembro de 2019 e março de 2020:
- Aurora Flight Sciences
- EpiSci
- Instituto de Pesquisa Tecnológica da Geórgia
- Heron Systems
- Lockheed Martin
- Perspecta Labs
- physicsAI
- SoarTech
“Há uma diversidade de equipes participando dos testes AlphaDogfight – de um instituto de pesquisa universitário e pequenas empresas a um grande contratado de defesa”, disse o tenente-coronel Dan “Animal” Javorsek, gerente do programa ACE no Escritório de Tecnologia Estratégica da DARPA. “Cada equipe fornece uma linhagem e abordagem únicas para o desenvolvimento de algoritmos, o que resultará em uma competição final muito interessante”.
Todas as oito equipes competirão em cada um dos três testes agendados. Eles usarão o modelo de dinâmica de voo de código aberto JSBSim para o ambiente de simulação e o FlightGear Flight Simulator de código aberto para o sistema visual. A aeronave simulada para os Trials é a versão FlightGear disponível publicamente e não secreta de um avião de caça F-15C.
Os dois primeiros ensaios ocorrerão em novembro de 2019 e janeiro de 2020, perto de Baltimore, no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, que está desenvolvendo e gerenciando o ambiente aéreo de simulação para os ensaios AlphaDogfight. Durante os testes, as equipes lançarão suas IAs contra as IAs “vermelhas” adversárias fornecidas pela DARPA em uma série de dogfightes um contra um. O nível de dificuldade aumentará no segundo teste.
O terceiro e último teste ocorrerá em dois locais próximos a Las Vegas em março de 2020, primeiro no centro de inovação da Força Aérea, AFWERX, e depois na Base Aérea de Nellis, Nevada. As equipes usarão seus algoritmos de IA contra as IA “vermelhas” como nos dois primeiros testes, mas também competirão entre si em um torneio no estilo round robin.
O confronto final entre as duas primeiras IAs está programado para ocorrer na Nellis AFB, diante de uma platéia ao vivo dos pilotos de caça da Força Aérea e das outras equipes contratadas. A IA vencedora será comparada em um dogfight simulado contra um piloto de caça da Weapons School, enquanto os outros pilotos observam e criticam o Weapons Officer ao vivo no confronto final.
Embora não haja prêmios monetários associados a nenhum dos testes, todas as equipes podem se beneficiar da demonstração de suas tecnologias para possíveis usuários finais do Departamento de Defesa.
“Fechar os testes do AlphaDogfight com um voo contra um piloto de caça humano é o ‘grande prêmio'”, disse Javorsek. “Os combatentes confiam nas coisas que funcionam e esse concurso é o primeiro passo no caminho para confiar nesse novo tipo de autonomia. No programa maior do ACE, queremos demonstrar que os pilotos humanos em parceria com a IA podem alcançar maiores efeitos em combate aéreo do que qualquer um poderia alcançar sozinho. Por fim, o ACE visa capacitar a equipe homem-máquina para cenários complexos de combate aéreo.”
Os testes AlphaDogfight estão relacionados ao programa ACE, mas não fazem parte formalmente dele. Os proponentes da solicitação futura do ACE no desenvolvimento de algoritmos não precisam fazer parte dos testes.
FONTE: DARPA