Boeing 777X, maior jato bimotor do mundo, realiza voo inaugural
O 777X da Boeing, uma nova geração da aeronave widebody, completou seu voo inaugural no sábado – atingindo um marco para a empresa que luta contra as crescentes consequências de dois acidentes fatais do seu 737 Max mais vendido. O mau tempo adiou uma tentativa no primeiro voo na quinta-feira e novamente na sexta-feira.
O primeiro voo, que decolou de Everett, Washington e aterrissou cerca de quatro horas depois no Boeing Field de Seattle, é parte de testes que ocorrerão ao longo do ano, à medida que a empresa trabalha para obter aprovação regulatória. Esse processo promete receber mais escrutínio após as duas quedas do 737 Max.
A Boeing pretendia voar o 777X, um avião lançado no Dubai Air Show 2013, no ano passado, mas a empresa enfrentou atrasos devido a problemas com os motores General Electric GE9X, o maior motor de aeronaves do mundo. O diâmetro do fan do motor é de 11 pés (3,35 metros).
O 777X é o maior jato bimotor já construído e tem uma envergadura tão larga – mais de 235 pés (71,68 metros) – que possui pontas de asa dobráveis que reduzem essa largura em mais de 20 pés (6,1 metros), para que o avião possa caber em várias passagens e portões dos aeroportos. O 777X-9 é um pouco mais longo que o avião mais icônico da Boeing, o 747, que está desaparecendo à medida que as companhias aéreas optam por aeronaves bimotores que exigem menos combustível.
O 777X, uma versão atualizada do 777, lançada comercialmente em 1995, enfrenta seus próprios desafios. Os pedidos de jatos widebody diminuíram e várias companhias aéreas encomendaram os aviões A321XLR de corredor único de longo alcance da Airbus.
O 777X, que custa US$ 422,2 milhões, embora as companhias aéreas geralmente recebam descontos, pode acomodar até 426 passageiros em uma configuração de duas classes. A Boeing tinha 344 pedidos firmes para o 777X no final do terceiro trimestre, segundo um comunicado da empresa, e a Emirates é seu maior cliente individual.
FONTE: NBC News