Su-30MKI com míssil Brahmos

A Força Aérea Indiana inaugurou seu primeiro esquadrão de aeronaves Sukhoi Su-30 MKI equipados comos mísseis BrahMos no sul do país em sua base de Thanjavur em Tamil Nadu.

O Chefe do Estado Maior da Defesa Bipin Rawat e o Chefe do Estado Maior da Aeronáutica, Marechal Rakesh Kumar Bhadauria, inauguraram o esquadrão em uma cerimônia impressionante.

O recém-restabelecido Esquadrão 222, também conhecido como Tigersharks, servirá como uma plataforma letal de armas capaz de desempenhar missões aéreas e marítimas na região do Oceano Índico.

O general Bipin Rawat disse que Thanjavur está estrategicamente localizada na península sul. Ele disse que, a partir daí, o Esquadrão Tigersharks pode dominar os mares e fornecer um apoio muito próximo e integrado à Marinha da Índia. Ele disse que também pode fornecer apoio às forças terrestres.

Segundo o chefe da Força Aérea, o marechal Rakesh Kumar Bhadauria, a aeronave Sukhoi Su-30MKI integrada aos mísseis supersônicos BrahMos é a combinação marítima mais forte que temos, em termos de capacidade de armas. Ele disse que Thanjavur é o local ideal por causa do fácil acesso de lá para os lados leste e oeste e também para a região do Oceano Índico. Ele disse que trará uma enorme capacidade de apoio à Marinha indiana.

Mais tarde, dirigindo-se à mídia, disse o chefe do Estado-Maior da Defesa, Bipin Rawat, que as três forças do país estão caminhando para uma melhor integração. Quando perguntado sobre as possíveis ameaças, disse ele, todos os serviços de defesa têm a tarefa de estar preparados para qualquer opção que possa surgir. Ele disse que as Forças de Defesa estão sempre preparadas para qualquer tarefa que lhes for atribuída.

Su-30MKI lançando míssil BrahMos em teste

FONTE: All India Radio

wpDiscuz