Novo CEO da Boeing manda repensar o projeto do NMA
O novo executivo-chefe da Boeing enviou a gigante aeroespacial de volta à prancheta com propostas de uma nova aeronave para o mercado intermediário, arquivando efetivamente seus planos atuais no valor de US$ 15 bilhões a US$ 20 bilhões (13 bilhões a 18 bilhões de euros) que foram superados pela crise do 737 MAX.
A decisão sobre o lançamento de um novo avião de médio porte (NMA – New Midsize Airplane) com capacidade para 220-270 passageiros, que parecia iminente há apenas um ano, já havia sido adiada, já que a Boeing dedicou toda a sua atenção ao aterramento do 737 MAX depois de dois acidentes fatais.
Mas dias depois de assumir o comando com o mandato de tirar a Boeing de sua crise de reputação de 10 meses, o executivo-chefe Dave Calhoun disse que o campo competitivo mudou.
“Desde que os primeiros esboços foram feitos, as coisas mudaram um pouco … o campo competitivo é um pouco diferente”, disse ele a jornalistas em uma teleconferência na quarta-feira.
“Vamos começar do zero novamente; estou ansioso por isso”, disse Calhoun.
Ele também falou de uma nova abordagem para o mercado.
Um porta-voz da Boeing disse que Calhoun havia encomendado um novo estudo sobre que tipo de aeronave era necessária. As novas aeronaves normalmente levam seis ou sete anos para serem lançadas no mercado quando a decisão é tomada, embora a Boeing pretenda encurtar isso em parte por meio da tecnologia digital e de novos modelos de negócios projetados em torno do NMA.
FONTE: Reuters