Boeing F-15EX

Por Jack Jackson

A capacidade de desdobrar uma frota de caças diversificada com recursos complementares é fundamental para a superioridade aérea global dos Estados Unidos. Agora, mais do que nunca, nossa nação precisa estar preparada para enfrentar novos desafios e ameaças emergentes de todo o mundo. Alguns dos líderes militares mais inovadores da América estão trabalhando ativamente em direção a esse objetivo, propondo o desenvolvimento de uma frota futura diversificada de caças que possam deter nossos inimigos em suas frentes em várias frentes.

Ao longo da minha carreira, conduzi mais de 600 missões de combate pilotando várias aeronaves. Nenhum exibiu a importância de uma força mista mais do que em 1974-1975, quando toda a frota de F-14 Tomcats da U.S. Navy foi aterrada devido a problemas com seus estabilizadores traseiros. Nós imediatamente flexibilizamos nossas capacidades desdobrando minha unidade no porta-aviões USS Enterprise e sua frota de F-4 Phantoms, a fim de continuar a luta e proteger nossos soldados em terra.

No momento, a Força Aérea dos EUA (USAF) tem a chance de usar essa mesma estratégia de sucesso, rejuvenescendo sua frota de caças com o novo caça F-15EX. E não poderia chegar em um momento mais oportuno. A atual frota de aeronaves de combate da USAF é a menor da história. Também precisa de modernização. Embora a frota de F-35s esteja crescendo, o progresso é lento e coloca a prontidão de batalha em sério risco. O problema foi ampliado após o término antecipado do programa F-22.

A USAF precisa investir em um caça que possa ser desdobrado imediatamente. A escolha mais inteligente é o F-15EX superarmado. Sua capacidade de transportar mais armas, voar mais alto e mais rápido do que qualquer outra aeronave, e a um custo acessível de US$ 27.000 por hora de voo é um valor enorme para nossos militares e contribuintes.

Ao modificar uma estrutura existente e comprovada – com um recorde invicto de combate ar-ar – a Força Aérea pode tirar proveito de um processo de fabricação existente e de uma infraestrutura de suporte em terra sem a necessidade de extensivo treinamento de pilotos. Isso permitirá que os militares implantem o F-15EX rapidamente, com pouco custo agregado ao contribuinte americano – economizando fundos valiosos para a produção do F-35.

Além disso, é o complemento perfeito para emparelhar com o F-35 e garantir superioridade ar-terra e ar-ar para a Força Aérea. O F-15EX, carregando 22 mísseis, é o caça tático que fornece a carga, o alcance e a velocidade que o F-35 não consegue. É também o caça perfeito para transportar e lançar os futuros sistemas de armas hipersônicas que não cabem dentro das baias internas de caças como o F-35.

Com ameaças crescentes no exterior, inclusive de países como China e Rússia, que buscam ocupar o primeiro lugar dos EUA nos estágios econômico e militar do mundo, precisamos implantar uma frota de caças que garanta a superioridade aérea global. Você não pode fazer isso com uma aeronave dedicada; é necessária a combinação certa de recursos diversos e complementares. Investir no superarmado F-15EX agora é a escolha certa para integrar imediatamente a frota existente da Força Aérea. Se não o fizermos, a América estará exposta a um risco aumentado de ataque de nossos adversários estrangeiros.


O coronel Jack Jackson (USMC Ret.) é um veterano do Corpo de Fuzileiros Navais altamente condecorado que voou mais de 600 missões de combate no Vietnã e voou praticamente todos os tipos de aeronaves no arsenal militar dos EUA. Após seu serviço, Jackson trabalhou como piloto-chefe de teste para a McDonnell Douglas, depois Boeing, antes de ser eleito para a Câmara dos Deputados do Estado de Missouri em 2002.

FONTE: RealClearDefense

wpDiscuz