‘Não há sobreviventes’ após acidente de avião ucraniano perto de Teerã

48

A televisão estatal informa que todos os passageiros do avião Boeing 737-800 que voava em direção à capital ucraniana Kiev morreram

Um avião ucraniano com 176 passageiros e tripulantes a bordo caiu perto do Aeroporto Internacional Imam Khomeini, em Teerã. A televisão estatal do Irã disse que todos os que estavam a bordo, a maioria iranianos, morreram.

Segundo a mídia iraniana, o jato Boeing 737-800 caiu no início da quarta-feira perto de Parand, um subúrbio a sudoeste da capital Teerã, logo após a decolagem.

O avião decolou do Aeroporto Internacional Imam Khomeini quando um incêndio atingiu um de seus motores, disse Qassem Biniaz, porta-voz do Ministério de Transportes e Rodovias do Irã.

O piloto então perdeu o controle do avião, fazendo-o cair no chão, disse Biniaz, segundo a agência de notícias estatal IRNA.

Funcionários do Aeroporto Internacional Boryspil, em Kiev, para onde o voo estava indo, disseram à AP que os passageiros desse voo geralmente são estudantes iranianos que retornam à Ucrânia após as férias de inverno.

Em comunicado, a Boeing descreveu os eventos como “trágicos” e disse que estava “pronta para ajudar de qualquer maneira necessária”.

Enquanto isso, o presidente da companhia aérea, Evgeny Dykhne, disse que o avião que caiu era um dos melhores da empresa e que havia sido inspecionado na segunda-feira.

O vice-presidente da empresa, Igor Sosnovsky, acrescentou que o avião atingiu uma altura de 2.400 metros quando o acidente aconteceu.

“As chances de erro da tripulação são mínimas”.

Na quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia Prystaiko disse que havia 82 iranianos, 63 canadenses e 11 ucranianos a bordo, incluindo a tripulação.

Havia também 10 cidadãos suecos, quatro afegãos, três alemães e três britânicos”, afirmou.

O incidente ocorreu apenas algumas horas depois que o Irã lançou um ataque de retaliação a duas bases militares dos Estados Unidos no Iraque.

O Boeing 737-800 é um jato de dois motores, de corredor único, usado para voos de curto e médio alcance. Milhares desses aviões são usados ​​por companhias aéreas ao redor do mundo.

Introduzido no final dos anos 90, é um modelo mais antigo que o Boeing 737 MAX, que foi aterrado por quase 10 meses após dois acidentes fatais. Existem quase 5.000 Boeing 737-800 em uso em todo o mundo.

FONTE: Al Jazeera

wpDiscuz