Falha no sistema de controle causou o acidente do Su-57
Um avião de caça Su-57 caiu durante um voo de teste em Komsomolsk-on-Amur, a 111 km do aeroporto de origem
MOSCOU, 24 de dezembro/TASS. O caça Su-57 de quinta geração da Rússia caiu na região de Khabarovsk, no Extremo Oriente, devido a uma falha técnica no sistema de controle da aeronave, disseram à TASS duas fontes na indústria de defesa.
“De acordo com as informações preliminares, o acidente ocorreu devido a uma falha no sistema de controle do Su-57”, disse uma das fontes.
Como a outra fonte observou, provavelmente “o controle da cauda falhou”.
A United Aircraft Corporation (UAC) da Rússia informou no dia 24 de dezembro que um avião de caça Su-57 havia caído durante um voo de teste em Komsomolsk-on-Amur, a 111 km do aeroporto de origem. O sistema de emergência da aeronave respondeu no modo normal e o piloto foi ejetado em segurança. Uma comissão especial estabelecerá as causas do acidente, informou a corporação.
Uma fonte nos círculos médicos militares disse à TASS que os médicos examinaram o piloto e não encontraram ferimentos.
Este é o primeiro acidente do caça Su-57 de quinta geração da Rússia.
O Su-57 é um caça multifunção de quinta geração projetado para destruir todos os tipos de alvos aéreos a longas e curtas distâncias e atingir alvos terrestres e navais inimigos, superando suas capacidades de defesa aérea.
O Su-57 voou pela primeira vez em 29 de janeiro de 2010. Comparado aos seus antecessores, o Su-57 combina as funções de um avião de ataque e um avião de caça, enquanto o uso de materiais compostos e tecnologias de inovação. A configuração aerodinâmica garante o baixo nível de assinatura de radar e infravermelho.
O armamento do avião incluirá, em particular, mísseis hipersônicos. O caça de quinta geração foi testado com sucesso em condições de combate na Síria.
FONTE: TASS