JF-17M de Myanmar

JF-17M de Myanmar

Imagens recentes revelam que a Força Aérea de Myanmar recebeu seus primeiros jatos de combate JF-17B – uma variante de dois assentos do JF-17 Block 2 desenvolvida em conjunto e fabricada pela China e pelo Paquistão.

Atualmente, Myanmar é um dos dois clientes confirmados de exportação do JF-17 ao lado da Força Aérea da Nigéria e recebeu mais de uma dúzia de caças.

Os pedidos para o JF-17 acompanharam um pedido feito no início de 2018 para caças de superioridade aérea Su-30 da Rússia – os primeiros jatos pesados ​​de ponta na história da Força Aérea de Myanmar.

O JF-17 provavelmente fornecerá um complemento mais leve ao Su-30 e é altamente valorizado por sua facilidade de manutenção, alta taxa de surtidas e compatibilidade com uma ampla variedade de munições chinesas de alto nível, como mísseis PL-12 e YJ -12.

A Força Aérea de Myanmar tem sido um grande cliente para armas chinesas e atualmente utiliza 30 caças J-7 juntamente com quase duas dúzias de jatos Q-5.

Os recursos complementares de defesa aérea incluem os sistemas de mísseis superfície-ar de curto e médios alcance Kai Shan e HQ-12. O JF-17 provavelmente substituirá o J-7 e também substituirá os mesmos caças nas frotas da Nigéria e do Paquistão.

Os motores turbofan RD-93 do JF-17, derivados do RD-33 russo usado pela atual frota de caças MiG-29 de Myanmar, provavelmente permitirão que o JF-17 use grande parte da infraestrutura já existente no país para atender aos jatos.

JF-17B de Myanmar

wpDiscuz