Força Aérea das Filipinas avalia caças Gripen e F-16
MANILA – A Força Aérea das Filipinas (PAF) está atualmente avaliando duas aeronaves para seu projeto de caça multifuncional (MRF), disse o secretário do Departamento de Defesa Nacional (DND) Delfin Lorenzana no dia 16 de dezembro.
“Uma das aeronaves que estão sendo avaliadas é da Suécia (o Saab JAS39 Gripen) e a outra é a americana Lockheed Martin F-16(V)”, disse Lorenzana ao ser procurado por atualizações no MRF que procura reforçar o sistema de defesa aérea do país.
Ele não deu detalhes adicionais sobre o processo.
O Gripen de fabricação sueca é um MRF monomotor leve capaz de acelerar até Mach 2.0. Está armado com um canhão automático de 27 mm e pode transportar uma variedade de foguetes, bombas, mísseis e equipamentos de vigilância.
Enquanto isso, o F-16V americano tem também uma velocidade máxima de Mach 2.0, pode transportar uma variedade de bombas e mísseis e sensores e é armado com um canhão de 20 mm.
O MRF faz parte do Horizonte Dois do Programa de Modernização das Forças Armadas das Filipinas, planejado para 2018 a 2022, que visa adquirir mais equipamentos para defesa externa.
Qualquer aeronave que será selecionada deve poder integrar-se aos sistemas de radar existentes que têm um alcance de cerca de 250 milhas náuticas.
Uma vez adquiridos esses MRFs, a PAF, com a ajuda desses sistemas de radar, poderá ser desdobrada para determinar se a aeronave que voa no espaço aéreo das Filipinas é amiga ou hostil.
Espera-se que esses MRFs propostos aumentem a frota existente de 12 aeronaves FA-50PH fabricadas na Coreia do Sul, adquiridas de 2015 a 2017 pela PAF como sua primeira aeronave supersônica após o descomissionamento de seus caças Northrop F-5 Tiger em 2005.
FONTE: Philippine News Agency