Caça J-20

A China está desenvolvendo um novo tipo de avião de caça, de acordo com os principais institutos de design de aeronaves do país. Observadores militares prevêem, com base em informações publicamente disponíveis, que a aeronave será dotada de furtividade e fará uso significativo de materiais compostos avançados.

Em 2018, o departamento de estrutura do Shenyang Aircraft Design and Research Institute da Corporação da Indústria de Aviação da China (AVIC) e o departamento de projetos de armas do AVIC Manufacturing Technology Institute estabeleceram em conjunto uma equipe com o codinome “JJ”, com o objetivo de desenvolver um novo tipo de aeronave, de acordo com um artigo divulgado nas contas públicas do WeChat de ambos os institutos nesta semana.

O projeto de desenvolvimento conjunto foi planejado pela primeira vez em junho de 2018 e começou com uma cerimônia de abertura em setembro de 2018. A equipe JJ enviou uma ilustração de uma peça de teste em novembro de 2019, de acordo com o artigo.

O artigo não detalhou o nome ou as especificações do novo avião de combate, mas forneceu uma foto que sugere que a equipe JJ pode incluir um grupo menor focado no desenvolvimento de um duto de ar em forma de S.

Os dutos de ar em forma de S são geralmente encontrados em aeronaves furtivas, pois ocultam o motor do radar hostil, disse um especialista militar que pediu para permanecer anônimo ao Global Times na sexta-feira.

Três grupos da equipe JJ receberam prêmios durante uma cerimônia de louvor realizada na terça-feira, dizia o artigo. Dois dos grupos desenvolveram materiais compostos para toda a estrutura e entrada de metal integrada, enquanto o outro demonstrou preliminarmente um tipo de material avançado.

“A equipe concluiu o desenvolvimento de fase cruzada do novo avião de combate. Usamos a inovação e realizamos um avanço técnico para o design e fabricação da fuselagem”, disse Xiao Shan, um dos pesquisadores premiados, segundo o artigo.

A filial da AVIC em Shenyang é conhecida por desenvolver vários caças chineses, incluindo o J-11, o J-16 e, em particular, o jato de caça J-15. Também projetou o segundo avião furtivo da China após o J-20, o FC-31, que não entrou no serviço militar chinês e se tornou um produto feito para exportação.

Alguns observadores militares especularam que o novo avião de caça poderá ser uma versão doméstica atualizada do FC-31, enquanto outros prevêem que poderá ser um avião completamente diferente.

Muitos entusiastas militares também esperam que o Instituto Shenyang desenvolva o avião de caça de última geração da China, baseado em porta-aviões.

Protótipo do FC-31, ainda sem a pintura

FONTE: Global Times

wpDiscuz