T-38C Talons from the 80th Flying Training Wing's Euro-NATO Joint Jet Pilot Training program fly with an 56th Fighter Wing F-35 Lightning II from Luke AFB, Ariz., during a training exercise in Southern Arizona in early November. The 88th FTS took on adversary roles to provide support to F-35s and F-16 Fighting Falcons from Luke AFB during the two-week exercise. (U.S. Air Force photo by Capt. Christian Culbertson)

T-38C Talons do 80th Flying Training Wing’s Euro-NATO Joint Jet Pilot Training program voam com um F-35 da 56th Fighter Wing da Luke AFB, Arizona – Foto: USAF

DAVIS-MONTHAN AIR FORCE BASE, Arizona – Lições valiosas aprendidas foram trazidas de volta à Sheppard AFB, Texas, depois que pilotos de caça do 88th Fighter Training Squadron desempenharam o papel de “bandidos” como parte de um exercício de treinamento.

O 88º FTS, que faz parte do 80th Flying Training Wing’s Euro-NATO Joint Jet Pilot Training Program, forneceu treinamento adversário a uma mistura de esquadrões de F-35 e F-16 designados à 56th Fighter Wing em Luke AFB, Arizona. Os pilotos replicaram as táticas inimigas de 1 a 17 de novembro de 2019 para fornecer à 56th Fighter Wing treinamento realista em um ambiente contestado.

O tenente-coronel Mark Hickie, comandante do 88º FTS, disse que fornecer apoio adversário durante exercícios de treinamento como este é valioso para os pilotos instrutores no Introduction to Fighter Fundamental (IFF) e para os alunos que aprendem manobras. Também lhes dá a oportunidade de avaliar a capacidade do 88º de produzir pilotos de caça.

“Meus pilotos instrutores são capazes de realizar atualizações criticamente importantes do treinamento de combate aéreo dissimilar para promover seu desenvolvimento”, disse ele. “Além disso, o esquadrão foi capaz de realizar avaliações de pós-graduação de nossos alunos anteriores, agora estacionados em Luke e Davis-Monthan. Esse feedback nos permite aprimorar continuamente nosso treinamento para garantir mais alas letais prontos para apoiar a aliança da OTAN.”

O treinamento abrangeu 170 missões entre as duas alas e economizou ao programa F-35 aproximadamente US$ 3,8 milhões em apoio adversário. De outra forma, cada surtida “Red Air” do 88º FTS seria feita por um F-35, uma proposta cara e um treinamento abaixo do ideal para os pilotos envolvidos.

O capitão Christian Culbertson, um piloto instrutor do 88º FTS e oficial de projetos para a implantação, disse que, embora o treinamento seja importante para os esquadrões F-35 e F-16, é igualmente significativo para o programa IFF em Sheppard.

“Esses exercícios melhoram bastante a qualidade do treinamento de todos os esquadrões envolvidos”, disse ele. “Lutar contra os F-35, F-16 e A-10 é tão bom quanto possível, e tomamos as lições aprendidas de volta aos nossos estudantes de IFF que estarão pilotando essas aeronaves dentro de meses após a conclusão do curso.”

Além de serem “bandidos”, os pilotos 88º também realizaram muitos voos de familiarização para uma mistura de pilotos de Sheppard sem experiência em caças e pessoal de terra de Davis-Monthan.

“Esta foi uma experiência inestimável para ajudar aqueles que têm experiência em transporte aéreo a ter mais contexto sobre o que estamos treinando para os alunos na 80th”, disse o capitão Jonathan Mecham, instrutor do T-38C Talon em Sheppard e piloto de C-17.

Um Talon T-38C sobrevoa o “cemitério” da Base da Força Aérea de Davis-Monthan, Arizona – Foto: USAF

FONTE: USAF – Air Education and Training Command

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