Romênia comprará mais cinco caças F-16 portugueses
A Romênia planeja adquirir mais cinco caças F-16 dos estoques excedentes de Portugal. De acordo com um projeto de lei aprovado em 28 de novembro, o governo romeno descreveu a aquisição, observando que as aeronaves adicionais terão a mesma configuração M.5.2R que o estoque existente de 12 F-16s da Força Aérea da Romênia, também originário de Portugal. Eventualmente, todos os 17 caças serão atualizados para um novo padrão chamado M.6.X.
O projeto de lei ainda deve ser aprovado pelo Parlamento romeno, embora, devido ao escopo limitado da contratação, não deva ser um problema.
A Romênia adquiriu seu primeiro lote de 12 F-16s de Portugal sob um contrato de governo a governo assinado em 11 de outubro de 2013. Estes consistiam em nove modelos A monopostos adquiridos por Portugal dos EUA em 1999 sob o programa Peace Atlantis II, bem como três caças modelo B bipostos comprados por Portugal usados dos EUA através do programa EDA (Excess Defense Articles) para revenda.
Os 12 caças passaram por reformas e modernização da Lockheed Martin para o padrão AM/BM antes da entrega, iniciada em 27 de setembro de 2016, com a entrega das seis primeiras unidades. Em seguida, foram entregues mais três em 13 de dezembro de 2016; as três unidades finais chegaram em outubro de 2017. Em 14 de março de 2019, toda a frota de 12 unidades alcançou o Capacidade Operacional Inicial (COI) pelo Ministro da Defesa Gabriel Les na 86ª Base da Força Aérea Romena em Borcea.
Em 2018, o Ministério da Defesa da Romênia havia começado a avançar em outra aquisição de F-16, com o Ministro da Defesa Gabriel Les anunciando em abril que a Romênia compraria os cinco F-16 adicionais de Portugal para complementar o primeiro lote e permitir que a Força Aérea Romena disponha de um esquadrão completo.
Segundo o novo projeto de lei, ocorrerá um processo semelhante de aquisição e atualização para os F-16, desta vez com quatro dos cinco caças adicionais modernizados para o padrão AM/BM antes da transferência para a Romênia, prevista para 2020. A quinta unidade – um F-16A que não será atualizado – será usada para peças de reposição e transferida em 2021.
Depois que essa transferência for concluída, a Romênia procurará adicionar mais 36 caças F-16 via transferência dos EUA, permitindo assim que seus caças MiG-21 Lancer da era soviética sejam desativados do serviço da Força Aérea de uma vez por todas.
FONTE: Forecast International