F-35A italiano

F-35A da Força Aérea Italiana

A Itália continuará com os investimentos necessários para sua participação no programa Joint Strike Fighter do F-35, disse o ministro da Defesa Lorenzo Guerini durante uma audiência parlamentar na manhã de quinta-feira.

Sua declaração parece encerrar 18 meses de incerteza depois que o governo anterior do primeiro-ministro Giuseppe Conte falhou em autorizar os pagamentos necessários e as encomendas relacionadas.

Guerini, que substituiu Elisabetta Trenta do Movimento Cinco Estrelas no ministério da defesa no segundo governo de Conte, é membro do partido de centro-esquerda PD, que apoia a participação contínua no programa F-35.

“Como o governo pretende aproveitar os investimentos feitos até o momento e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo programa, decidi dar um sinal verde para a segunda fase”, Guerini informou à Reuters durante uma audiência parlamentar na manhã de quinta-feira.

Depois de planejar inicialmente encomendar 131 caças F-35, a Itália reduziu seus planos de compras para 90 aeronaves em fevereiro de 2012, divididos entre 60 variantes F-35A CTOL e 30 variantes F-35B STOVL.

F-35B da Marinha Italiana
wpDiscuz