Espanha compra 24 treinadores turboélice Pilatus PC-21 por € 205 milhões
PARIS – A Espanha adquirirá 24 aeronaves de treinamento de turboélice Pilatus PC-21 para substituir seus treinadores a jato Casa Aviojet C-101, confirmando uma tendência mundial de aviões de treinamento de jato mais antigos serem sucedidos por turboélices de alto desempenho. A Pilatus, cujo PC-21 “claramente ofereceu a melhor relação custo-qualidade”, venceu o Beechcraft T-6A Texan II e o Embraer Super Tucano para vencer a concorrência.
A decisão da Espanha foi anunciada em 26 de novembro na plataforma de compras governamentais, Plataforma de Contratação do Setor Público (PCSP), mas ainda não foi formalmente anunciada pelo Ministério da Defesa ou pela Força Aérea Espanhola.
Segundo a PCSP, a Pilatus fornecerá 24 aeronaves de treinamento PC-21 e seu Sistema Integrado de Treinamento (ITS), mais eficientes e melhor adaptados ao uso de tecnologias modernas, a um custo de 204,75 milhões de euros, quase 10% a menos que os 225 milhões de orçamento que foram autorizados para a aquisição. Os fundos serão pagos em três parcelas anuais (71,5 milhões de euros em 2020, 71 milhões de euros em 2021 e 62,5 milhões de euros em 2022).
Além da aeronave, o ITS incluirá um instrutor de ejeção de emergência, dois simuladores de cabine e dois simuladores de voo conectados à rede, além de um pacote logístico inicial.
O cronograma de entregas é muito apertado, pois os primeiros C-101 serão aposentados gradualmente de setembro de 2021 a 2027, o que exige que o PC-21 esteja pronto para começar o treinamento básico no ano acadêmico de 2021-22. Conseqüentemente, os seis primeiros PC-21 e um simulador devem ser entregues até março de 2020 para permitir o treinamento dos oito primeiros instrutores. O PC-21 será conhecido como E.27 no serviço em espanhol.
Inicialmente, o PC-21 substituirá o T-35 Tamiz para treinamento de voo elementar e o C-101 para treinamento básico, mas ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre a substituição dos restantes C-101 e F-5Bs usados para treinamento avançado, e que provavelmente será decidido em meados da próxima década.
FONTE: Defense Aerospace