Por Guilherme Poggio

O Republic F-105 Thunderchief, mais conhecido entre os seus pilotos simplesmente como ‘Thud’, foi o maior caça-bombardeio monomotor construído para a USAF (Força Aérea dos Estados Unidos) em toda a história.

Os primeiros exemplares de produção foram designados F-105B e a versão de dois assentos para conversão operacional (o F-105C) foi cancelada. A variante seguinte, o F-105D, tornou-se o primeiro avião a incorporar o conceito de aviônicos totalmente integrados, permitindo que o Thud se tornasse um caça para todo tempo. O F-105D evoluiu para a versão F, de dois assentos e dedicada a missões de supressão de defesas antiaéreas inimigas (missões “Wild Weasel”).

Durante o envolvimento dos EUA no Vietnã o Thud se tornou o principal caça-bombardeio da USAF, superando até mesmo o famoso F-4 Phantom II. Cerca de 75% das missões de bombardeio ar-solo forma executadas pelos F-105, perfazendo um total de 20.000 missões de combate. E em função desse emprego intenso o preço cobrado foi bastante alto.

Dos 705 Thud empregados ao longo de todo o conflito, 397 foram perdidos em acidentes ou em combate (mais que a metade). Mas o Thud não se entregava facilmente e por diversas vezes, mesmo duramente atingido, ele trouxe a tripulação de volta à base. As imagens abaixo testemunham o duro castigo sofrido por estes aviões.

Para maiores informações sobre a presença dos F-105 no Vietnã eu recomendo o livro “Thud Ridge”, escrito pelo coronel da USAF Jack Broughton. Um relato excepcional sobre as missões do Thud sobre o Vietnã do Norte. A foto que abre este artigo é do F-105D 62-4338, pilotado pelo próprio Broughton. O “buraco” na deriva da aeronave foi feito por um míssil durante uma das missões do dia 24 de julho de 1967. A aeronave voltou para a base aérea de Takhli, Tailândia, trazendo o seu piloto são e salvo.

O major W. McClelland “dentro” da avaria próximo ao bordo de ataque da asa direita de um F-105D. O dano em combate foi causado pela artilharia antiaérea norte-vietnamita enquanto McClelland executava uma missão de ataque a uma ponte no rio Kuih Bich Dong em 7 de julho de 1967.
Estilhaços de um míssil AIM-9B Sidewinder foram encontrados junto à cauda deste F-105D, mostrando que ele foi vítima de fogo amigo.
Dano no bordo de ataque da asas direita de um F-105D (62-4234) causado por artilharia antiaérea norte-vietnamita.
Ponto de saída do projétil antiaéreo disparado contra um F-105D . O projétil entrou pelo lado oposto.
Acionamento da espoleta de proximidade de um míssil SA-2 norte-vietnamita. O F-105 parece ter recebido danos por estilhaços do míssil
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