Mockup do KF-X

SACHEON, Coreia do Sul — Um projeto conjunto de desenvolvimento de aviões de combate entre a Coreia do Sul e a Indonésia, conhecido como o projeto de aeronaves KF-X ou Korean Fighter eXperimental, tem um grande potencial no mercado do Sudeste Asiático com seu baixo preço.

O caça KF-X é um caça de 4.5 geração cujas tecnologias “furtivas” ficam atrás das dos caças de quinta geração como os EUA, F-35 ou F-22. O KF-X, no entanto, possui uma grande vantagem de preço, com 65% de suas peças produzidas localmente.

O projeto está indo bem, disse um funcionário das Korean Aerospace Industries (KAI) na terça-feira, durante uma apresentação da revisão do projeto para repórteres que visitam a sede da empresa em Sacheon, província de Gyeongsang do Sul. O governo sul-coreano contratou o KAI em dezembro de 2015 para concluir o desenvolvimento do KF-X até 2028.

Se desenvolvido com sucesso, o KF-X será uma plataforma voltada para os mercados do sudeste asiático, dizem observadores do setor, já que o custo operacional de um jato KF-X é cerca de metade do exigido para o F-35A dos EUA.

O projeto KF-X é o maior desde a fundação das forças armadas sul-coreanas, com um orçamento total de cerca de 8,8 trilhões de won (US$ 7,56 bilhões). Os governos sul-coreano e indonésio cobrem 60% e 20% do orçamento, respectivamente, enquanto as empresas de defesa sul-coreanas fazem 20% da contribuição.

O projeto de 14 anos iniciado em 2015 é dividido em duas fases, com o desenvolvimento de sistemas para desempenho básico de voo e capacidade de combate ar-ar a serem concluídos até 2026, seguidos por armamentos adicionais para recursos de combate ar-superfície até 2028.

Com a revisão crítica do projeto do KF-X, realizada em setembro deste ano, após a revisão preliminar do projeto em junho de 2018, o primeiro protótipo do jato de combate KF-X deve ser lançado na primeira metade de 2021. O primeiro voo de teste deve ser realizado um ano depois. Após 2.100 voos de teste programados para serem concluídos no primeiro semestre de 2026, a KAI produzirá seis dos primeiros caças KF-X naquele ano.

O governo sul-coreano apresentou uma maquete em tamanho real do KF-X durante a Exposição Internacional Aeroespacial e de Defesa (ADEX), a exposição bienal de defesa do país, realizada de 15 a 20 de outubro.

KF-X

FONTE: Korea Times

wpDiscuz