Eurofighter Typhoon da Luftwaffe

Eurofighter Typhoon da Luftwaffe

O Jane’s noticiou que o governo alemão substituirá toda a frota de aeronaves de combate Eurofighter Tranche 1 sob um novo projeto revelado pela Airbus Defense and Space (DS) em 5 de novembro.

Falando nas instalações da empresa em Manching, perto de Munique, Kurt Rossner, Head of Air Combat, disse que a Airbus DS está perto de assinar um contrato com Berlim para substituir os 38 caças Eurofighter Tranche 1 da Luftwaffe sob um programa chamado Project Quadriga. Essas aeronaves iniciais seriam vendidas para o mercado internacional antes de serem substituídas no serviço da Luftwaffe pelas novas plataformas Tranche 3 que incluirão o radar E-Scan Mk 1 de varredura eletrônica ativa (AESA) e software atualizado.

“Eu diria que estamos a poucas semanas após da assinatura do contrato Quadriga com o governo alemão – estamos agora nos estágios finais”, disse Rossner, acrescentando que a venda dessas aeronaves Tranche 1 antecipadamente fornecerá a capacidade necessária para a Luftwaffe para substituí-los pelos modelos mais recentes. As 38 aeronaves são compostas por sete bipostos e 26 monopostos, com opções para outros cinco monopostos. Ainda não foi garantido nenhum cliente para a venda dessas aeronaves Tranche 1.

Enquanto o Eurofighter padrão Quadriga é voltado para a Luftwaffe, Rossner disse que a Suíça seria uma boa partida também, pois pode substituir suas antigas frotas de Northrop F-5E/F Tiger II e Boeing F/A-18 Hornet. A Airbus propôs até 40 Eurofighters para a Suíça, com a seleção de tipo pelo Conselho Federal prevista para o final de 2020/início de 2021.

wpDiscuz