Quando a Koninklijke Luchtmacht, a Força Aérea Holandesa, estava recebendo seu primeiro caça F-35A operacional na Base Aérea de Leeuwarden, em 31 de outubro, todo o país estava de olho na nova aeronave. No entanto, nem tudo correu como esperado.

A chegada do primeiro avião de caça F-35A operacional na Holanda foi descrita como “histórica” ​​pelo Ministério da Defesa holandês em um comunicado. Mais de 2.000 pessoas foram convidadas para a cerimônia de boas-vindas. A aeronave decolou de Cameri, Itália, onde foi montada.

Antes do pouso, Ian Knight, comandante do Esquadrão de Teste e Avaliação 323, saudou a plateia em uma passagem acompanhado por três antecessores: um F-16, um Hawker Hunter e um Spitfire.

Mas quando o avião de caça F-35A pousou na pista de Leeuwarden, a cerimônia deu uma guinada inesperada. A aeronave foi recebida pela tradicional “saudação de água” de dois caminhões de bombeiros. No entanto, um deles não pulverizou água, mas encharcou a aeronave com espuma de combate a incêndios.

Esse erro deve fazer a aeronave ficar impedida de voar por duas semanas, pois agora será inspecionada quanto a danos. “A espuma extintora pode ter um efeito corrosivo, por isso estamos em consulta com o fabricante sobre o que devemos verificar, por exemplo, certas aberturas ou o motor”, disse um porta-voz do ministro da Defesa à mídia holandesa NOS. O revestimento especial do F-35A, que supostamente absorve as ondas de radar, pode ter sido danificado, além disso, os técnicos precisarão verificar se há espuma no motor.

Vários meios de comunicação holandeses relataram que um F-16 da Base Aérea de Volkel teve que pousar em Leeuwarden devido a fumaça no cockpit, pouco antes da chegada de seu sucessor. Os bombeiros da base podem ter simplesmente esquecido de voltar ao modo de água para a saudação, pois os dois interruptores estão próximos um do outro, de acordo com o porta-voz da Defesa.

Até o momento, oito caças Lockheed Martin F-35A foram entregues à Holanda, dos 46 que o país encomendou para substituir sua velha frota de F-16. Atualmente, eles permanecem nos Estados Unidos para fins de treinamento. Um segundo avião de caça deve chegar em três semanas.

FONTE: AeroTime Hub

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