OTAN adota o nome ‘Felon’ para designar o Sukhoi Su-57
O mais recente avião de combate “furtivo” russo de 5ª geração, o Sukhoi Su-57, recebeu o nome oficial de relatório da OTAN: “FELON”, que significa “Criminoso”.
O novo caça russo vinha sendo chamado de FRAZOR, mas essa designação se referia apenas aos protótipos iniciais do programa PAK FA.
Os nomes dos relatórios da OTAN fornecem um apelido conveniente e reconhecível em inglês para a comunicação de tipos de aeronaves russas.
Os nomes são atribuídos a equipamentos, incluindo sistemas de armas, navios, veículos terrestres e aeronaves por membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Esses nomes de código ou nomes de relatórios são usados na comunicação por rádio e no uso comum entre os ocidentais, incluindo entusiastas.
Existe um sistema para nomes de relatórios da OTAN. Se a primeira letra do nome é um “F”, ou “FOXTROT”, conforme pronunciado no alfabeto fonético militar, isso designa a aeronave como um caça.
Por exemplo, o MiG-25 é o “FOXBAT”, o Su-27 é o “FLANKER” e o MiG-29 é o “FULCRUM”. Sufixos são frequentemente adicionados aos nomes de relatórios da OTAN para indicar uma variante significativamente diferente da aeronave original.
Por exemplo, o novo Su-35, uma versão totalmente atualizada do Su-27 original, é chamado de “FLANKER-E”.