F-16 Block 72 nas cores da Indonésia

A Indonésia quer adquirir dois esquadrões dos novos caças F-16 dos Estados Unidos, enquanto avança com os planos de comprar o russo Sukhoi Su-35, segundo o chefe da Força Aérea da Indonésia.

Em declarações feitas à agência de notícias estatal Antara em 28 de outubro, o Air Marshal Yuyu Sutisna disse que a nação do sudeste asiático planeja enviar uma solicitação para comprar dois esquadrões dos caças Lockheed Martin F-16 Block 72 até janeiro de 2020.

Sutisna disse que a aquisição do F-16 fará parte do próximo plano estratégico de cinco anos da Indonésia, que vai de 2020 a 2024, informou Antara. O oficial fez o anúncio durante uma visita à Base Aérea Roesmin Nurjadin em Pekanbaru, capital da província de Riau, na ilha indonésia ocidental de Sumatra.

Ele não detalhou o número exato de F-16 para a Indonésia comprar, pois isso dependerá de quanto dinheiro o governo possa reservar para a aquisição, que será coletada separadamente do orçamento de defesa já alocado de US$ 7,7 bilhões.

Sustina também disse que a Indonésia ainda está perseguindo o interceptor russo Sukhoi Su-35 Flanker, embora esse esforço tenha esbarrado em vários atrasos. Os Su-35 estão sendo considerados como um substituto para os interceptores Northrop F-5E/F da Indonésia, que não estão mais em serviço.

Caças Sukhoi Su-35

As negociações de contrato já prolongadas com a Rússia são ainda mais complicadas pelas preocupações da Indonésia com a CAATSA, uma lei americana que pode aplicar uma variedade de sanções a indivíduos e organizações que se envolvem em “transações com os setores de inteligência ou defesa da Federação Russa”.

A Indonésia está buscando adquirir 11 caças Su-35 da Rússia e espera pagar por isso com dinheiro e troca por uma variedade de mercadorias locais.

A Força Aérea da Indonésia opera Su-27SKs e Su-30MK2s adquiridos no início desta década da Rússia. A Indonésia tem uma política de diversificar suas compras de armas para reduzir o excesso de dependência de uma única fonte de suprimento.

A nação insular também opera versões anteriores do F-16, com 18 F-16Cs monopostos e cinco F-16Ds bipostos entregues sob o programa Peace Bima Sena II. Os jatos são usados ​​pelos esquadrões 3 e 16 da Força Aérea ao lado das aeronaves F-16A/B Bloco 15, das quais oito foram adquiridas na década de 1980.

Os F-16C/Ds foram usados pela da Força Aérea dos EUA e Guarda Aérea Nacional que estavam em armazenamento e subsequentemente oferecidos à Indonésia em 2011 sob o programa de artigos de defesa em excesso dos EUA. Os engenheiros da Força Aérea da Indonésia estão atualizando localmente os F-16A/Bs com a assistência da Lockheed Martin.

Os 24 jatos foram atualizados com a instalação de um novo computador de missão modular, links de dados Link 16 e um conjunto de autoproteção sob um pacote de vendas militares estrangeiras no valor de US$ 750 milhões antes da entrega à Indonésia, embora um tenha sido destruído posteriormente em um incêndio em 2015 após sair da pista durante seu teste de decolagem.

FONTE: Defense News

wpDiscuz