Primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira - Foto: Saab

Primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira – Foto: Saab

Mensagem do Presidente e CEO, Håkan Buskhe:

Forte volume de pedidos, crescimento orgânico e melhora contínua da margem

Nos primeiros nove meses de 2019, a Saab registrou forte volume de novos pedidos e crescimento orgânico de 11%. A evolução está em linha com os objetivos da Saab de crescimento continuado da receita e aumento da margem. A Saab manteve o foco na implementação dos seus principais programas. A sua execução dentro do planejado é a base do desenvolvimento da Saab, juntamente com novos investimentos em tecnologia e internacionalização.

Pedidos
Novos pedidos somaram SEK 19.093 milhões (17.183) nos primeiros nove meses do ano. Diversos pedidos contribuíram positivamente para o resultado do trimestre, com destaque para o pedido do Ministério de Defesa da Finlândia para o fornecimento e integração de sistemas de combate para as novas corvetas finlandesas, como parte do programa Squadron 2020. Este é um marco importante para a Saab, já que representa um cliente referência em sistemas de combate avançados, integração e sensores. Além disso, a busca de outros países pela aquisição desses sistemas avançados é estrategicamente importante para a Saab.

O número de pequenos pedidos continuou crescendo em relação ao terceiro trimestre de 2018. O aumento do número de pedidos pequenos e médios tem sido um dos objetivos da Saab. A demanda de mercado permanece forte e a Saab vislumbra boas oportunidades de negócios no futuro.

Receita e lucro operacional

A receita no acumulado do ano somou SEK 24.855 milhões (22.138), levando a um crescimento orgânico de 11%. O aumento é explicado principalmente pela área de negócios Dynamics, além do forte desempenho das demais áreas de negócio.

A receita operacional atingiu SEK 1.739 milhões (1.142), acompanhada de margem operacional de 7,0% (5,2%). A Saab manteve o seu foco principalmente na implementação e entrega de projetos importantes, enquanto buscou, ao mesmo tempo, desenvolver com eficiência negócios menores e recorrentes.

Os esforços para aumentar a eficiência e a produtividade são contínuos e as medidas adotadas se traduziram em aumento da margem operacional no período em relação ao terceiro trimestre de 2018. O trabalho de adaptação do portfólio de produtos também avançou. A Saab manteve seus esforços de digitalização e automação das operações e, no trimestre, avançou vários passos na gestão mais eficiente de mercados e vendas, como através da nomeação de um Chief Marketing Officer, que integrará a Administração do Grupo.

Fluxo de caixa operacional

O fluxo de caixa operacional totalizou SEK -4.356 milhões (-5.197), em linha com a previsão anunciada anteriormente para 2019. O fluxo de caixa negativo é atribuído principalmente ao alto volume de conclusão de grandes contratos da Saab, principalmente na divisão Aeronautics. A Saab mantém a sua visão de que o fluxo de caixa operacional atingirá níveis melhores no consolidado do ano de 2019 em relação a 2018, devido a importantes pagamentos esperados para o quarto trimestre.

Mudança de CEO

No terceiro trimestre, Håkan Buskhe anunciou que deixará o cargo de Presidente e CEO da Saab. Com isso, o Conselho nomeou como seu sucessor Micael Johansson, que assumirá o cargo em 23 de outubro.

Projeção para 2019

Esperamos que o crescimento da receita em 2019 fique em linha com o objetivo financeiro de longo prazo da Saab: crescimento orgânico da receita anual de 5%.

A margem operacional em 2019, excluindo itens não recorrentes relevantes, deve melhorar em relação a 2018, aproximando a Saab da sua meta financeira de longo prazo de registrar margem de 10% ao ano em um ciclo de negócio.

Destaques econômico-financeiros

2) O retorno sobre o patrimônio líquido é mensurado considerando os últimos 12 meses.

3) O EBITDA referente aos nove primeiros meses de 2019 é impactado pela adoção da prática contábil IFRS 16, pelo acréscimo de MSEK 293 na linha depreciação. Para mais informações, vide nota 16.

O relatório parcial, o material de apresentação e o webcast estarão disponíveis em www.saabgroup.com/investor-relations

DIVULGAÇÃO: MSLGROUP/Publicis Consultants

wpDiscuz