Mísseis AIM-120C – AMRAAM para a Coreia do Sul
WASHINGTON – O Departamento de Estado dos EUA determinou a aprovação de uma possível venda militar estrangeira à Coreia do Sul de 120 mísseis ar-ar avançados de médio alcance (AMRAAM) AIM-120C-7/C-8, com suporte para um custo estimado de US$ 253 milhões. A Agência de Cooperação em Segurança de Defesa entregou hoje a certificação exigida, notificando o Congresso sobre essa possível venda.
A República da Coreia (ROK) solicitou a compra de cento e vinte (120) mísseis ar-ar avançados de médio alcance AIM-120C-7/C-8 (AMRAAM). Também estão incluídos os contêineres; suporte de armas e equipamentos de apoio; peças de reposição e reparo; serviços de suporte técnico, técnico e logístico do governo dos EUA e contratados; e outros elementos relacionados ao suporte logístico e ao programa.
O custo total estimado do programa é de US$ 253 milhões.
Essa venda proposta apoiará a política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, atendendo às necessidades legítimas de segurança e defesa de um dos aliados mais próximos do Teatro INDOPACOM. A República da Coreia é uma das maiores potências políticas e econômicas do leste da Ásia e do Pacífico Ocidental e um parceiro importante dos Estados Unidos para garantir a paz e a estabilidade nessa região. É vital que os interesses nacionais dos EUA ajudem a República da Coreia a desenvolver e manter uma capacidade de autodefesa forte e pronta.
Essa venda proposta melhorará a capacidade da ROK de enfrentar ameaças atuais e futuras, aumentando seus estoques de mísseis de médio alcance para suas frotas de F-15K, KF-16 e F-35 para sua defesa nacional. A venda potencial fortalecerá ainda mais a interoperabilidade entre os Estados Unidos e a ROK. A ROK não terá dificuldade em absorver esses mísseis adicionais em suas forças armadas.
A venda proposta deste equipamento e suporte não alterará o equilíbrio militar básico na região.
O contratado principal será a Raytheon de Waltham, MA. Não há contratos de compensação conhecidos propostos em conexão com essa venda potencial. Qualquer contrato de compensação será definido nas negociações entre o comprador e o contratado principal.
A implementação da venda proposta não exigirá a atribuição de nenhum representante adicional do Governo dos EUA ou contratado à ROK.
Não haverá impacto adverso na prontidão de defesa dos EUA como resultado dessa venda proposta.
Este aviso de uma possível venda é exigido por lei e não significa que a venda foi concluída.
FONTE: Agência de Cooperação em Segurança de Defesa (DSCA)