Sukhoi Su-30MKV da Venezuela

Um avião de combate Sukhoi Su-30 da Aviação Militar Bolivariana (AMB) da Venezuela, caiu nesta quarta-feira, 16 de outubro, quando se preparava para realizar uma missão de treinamento a partir da base aérea capitão Manuel Ríos em El Sobrero, estado de Guárico.

O Ministério do Poder Popular de Defesa, por meio de uma declaração publicada em seu site, informou que o brigadeiro-general Virgilio Raúl Márquez Morillo e o capitão Nesmar José Salazar Nuñez, piloto do Grupo Aéreo de Caza N°11, faleceram no acidente.

A aeronave estava a caminho da Base Aérea do Tenente Luis del Valle García (BAVALLE), localizada na cidade de Barcelona, ​​no estado de Anzoátegui. A Zona de Defesa Integral do Estado de Guárico informou que o acidente ocorreu às 14h46.

O general Virgilio Márquez era comandante da Base Aérea Militar Capitão Manuel Ríos (Baemari) e foi durante anos comandante do Grupo Aéreo de Caza N°11 chamado Diablos. Ele foi piloto das aeronaves OV-10 Bronco e Lockheed Martin F-16 e depois foi à Rússia para treinar no Sukhoi Su-30 Flanker.

Segundo o comunicado, as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) ativaram o conselho de investigação de acidentes aéreos para determinar as possíveis causas da queda.

O Sukhoi Su-30MK2 é um caça bombardeiro multifunção desenvolvido pela empresa russa Sukhoi Corporation. É um caça pesado de superioridade aérea, longo alcance e capacidade atualmente considerado um dos mais avançados e poderosos da América Latina.

FONTE: webinfomil.com

NOTA DO EDITOR: Um acidente com um Sukhoi Su-30 da Venezuela já havia ocorrido em setembro de 2015 na fronteira com a Colômbia, quando morreram dois capitães e a aeronave ficou totalmente destruída.

wpDiscuz