O Irã apresentou e colocou em operação um jato de treinamento fabricado no país, que está entre os melhores do mundo em termos de capacidade de decolagem e aterrissagem.

O jato avançado, apelidado de Yasin (antes era Kosar), foi exibido nesta quinta-feira na presença do brigadeiro-general Amir Hatami, ministro da Defesa, comandante da Brigada da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF), Aziz Nasirzadeh e vice-presidente de Ciência e Tecnologia Sorena Sattari.

O jato de treinamento, que passou por seu teste final, fez seu voo inaugural sobre a Base Aérea de Noje, na província de Hamadan, no oeste do Irã.

A aeronave tem 12 metros de comprimento e quatro metros de altura. Ele pesa 5,5 toneladas e pode voar até 12 quilômetros de altura.

O design da asa permite que o jato pouse e decole a uma velocidade de pelo menos 200 quilômetros por hora.

O design do estabilizador horizontal na cauda da aeronave permite que o piloto realize várias manobras.

O Yasin utiliza dois motores a jato turbo de 7.000 libras de empuxo, usados ​​em caças a jato F-5.

O Irã fez recentemente grandes avanços em seu setor de defesa e alcançou autossuficiência na produção de equipamentos e equipamentos militares, apesar de enfrentar sanções e pressão econômica ocidental.

A República Islâmica diz que seu poder militar é apenas para fins defensivos e não representa nenhuma ameaça para outros países.

FONTE: Agências iranianas

wpDiscuz