Sikorsky introduced RAIDER X as its entry to the U.S. Army’s Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) prototype competition. RAIDER X draws on Lockheed Martin’s broad expertise in developing innovative systems using the latest digital design and manufacturing techniques. Image courtesy, Sikorsky a Lockheed Martin company.

O Sikorsky RAIDER X vai disputar o programa Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) do US Army

WASHINGTON, DC – A Sikorsky apresentou o RAIDER X, seu conceito para um helicóptero coaxial composto ágil, letal e de alta sobrevivência, projetado especificamente para garantir o domínio do transporte vertical contra ameaças em evolução de análogos e similares no futuro campo de batalha.

Por meio do programa Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) do Exército dos EUA, o RAIDER X é a plataforma aberta na abordagem revolucionária do Serviço para rápido desenvolvimento e fornecimento de tecnologia “game changing” e recursos de combate, equipados para os ambientes mais exigentes e contestados. O RAIDER X permite que o alcance, a proteção e a letalidade necessários permaneçam vitoriosos em futuros conflitos.

“O RAIDER X converge tudo o que aprendemos em anos de desenvolvimento, teste e aprimoramento da tecnologia X2 e oferece aos combatentes um sistema dominante, passível de sobrevivência e inteligente que se destacará no espaço de batalha de amanhã, onde a superação da aviação é crítica”, disse Frank St. John, vice-executivo presidente da Lockheed Martin Rotary e Mission Systems. “A família de aeronaves X2 Technology é uma solução de baixo risco e é escalável com base nos requisitos de nossos clientes”.

O RAIDER X baseia-se na ampla experiência da Lockheed Martin no desenvolvimento de sistemas inovadores usando as mais recentes técnicas de design e fabricação digital.

O protótipo RAIDER X da Sikorsky oferece:

  • Desempenho excepcional: o rotor rígido X2 fornece desempenho aprimorado, incluindo; manobrabilidade altamente responsiva, voo pairado aprimorado de baixa velocidade, voo pairado fora do eixo e aceleração de nível e frenagem. Esses atributos nos tornam imbatíveis no X.
  • Design digital ágil: o design e a fabricação digital de última geração já estão sendo utilizados em outros programas de produção da Lockheed Martin e Sikorsky, como o CH-53K, CH-148 e F-35, e permitirá ao Exército não apenas reduzir o custo de aquisição, mas permite que atualizações rápidas e acessíveis fiquem à frente da ameaça em evolução.
  • Adaptabilidade: sistemas aviônicos e de missão modernos baseados em arquitetura de sistemas abertos (MOSA), oferecendo opções “plug-and-play” para computação, sensores, capacidade de sobrevivência e armas, beneficiando a letalidade e a capacidade de sobrevivência, adaptação de missões operacionais e aquisições competitivas.
  • Sustentabilidade/Manutenção: Projetado para reduzir os custos operacionais da aeronave, utilizando novas tecnologias para passar da manutenção e inspeções de rotina para o auto-monitoramento e manutenção baseada em condições, o que aumentará a disponibilidade da aeronave, reduzirá o esforço de sustentação e permitirá períodos operacionais flexíveis de manutenção.
  • Flexibilidade de crescimento/missão: focada no futuro e em constante evolução das ameaças, a tecnologia coaxial composta X2 oferece potencial e margem de crescimento incomparáveis ​​para maior velocidade, raio de combate e carga útil. Essa margem de potencial e crescimento permite ainda maior flexibilidade da missão operacional, que inclui uma gama mais ampla de configurações de carregamento das aeronaves para acomodar requisitos específicos da missão.

A equipe de fornecimento nacional que a Sikorsky fez para criar o RAIDER X se juntará aos líderes da empresa para apresentar o RAIDER X durante a conferência anual da Associação do Exército dos Estados Unidos em Washington, DC.

“O RAIDER X é o culminar de décadas de desenvolvimento e um testemunho da nossa inovação e paixão por solucionar as necessidades de nossos clientes”, disse Dan Schultz, presidente da Sikorsky. “Ao alavancar a força de toda a Lockheed Martin Corporation, forneceremos a única solução que dará ao Exército dos EUA a superioridade necessária para atender às exigências de sua missão”.

Tecnologia X2 comprovada: escalável, sustentável, acessível

Com o RAIDER X, a Sikorsky apresenta o mais recente projeto em sua família de aeronaves X2. Até o momento, as aeronaves X2 alcançaram/demonstraram:

  • Velocidades superiores a 250 nós
  • Operações de alta altitude acima de 9.000 pés
  • Manobras de baixa e alta velocidade envolvem mais de 60 graus de ângulo de inclinação
  • Qualidades de manuseio de nível 1 ADS-33B (Aeronautical Design Standard) com vários pilotos
  • Otimização de controles de voo e mitigação de vibrações

“O poder do X2 está revolucionando. Ele combina os melhores elementos do desempenho de helicópteros de baixa velocidade com o desempenho de cruzeiro de um avião”, disse Bill Fell, piloto de testes experimentais da Sikorsky, piloto aposentado do Exército que voou em quase todos os testes do RAIDER. “Todos os voos que realizamos em nosso S-97 RAIDER hoje reduzem os riscos e otimizam nosso protótipo FARA, RAIDER X.”

O desenvolvimento da tecnologia X2 e o programa RAIDER foram financiados inteiramente por investimentos significativos da Sikorsky, Lockheed Martin e parceiros da indústria.

Sediada em Bethesda, Maryland, a Lockheed Martin é uma empresa global de segurança e aeroespacial que emprega aproximadamente 105.000 pessoas em todo o mundo e atua principalmente na pesquisa, design, desenvolvimento, fabricação, integração e manutenção de sistemas, produtos e serviços de tecnologia avançada.

FONTE: Lockheed Martin

NOTA DO EDITOR: Até agora são quatro os concorrentes ao programa FARA – Future Attack Reconnaissance Aircraft do US Army: em sentido horário partindo da esquerda:
AVX Aircraft CCH, Bell 360 Invictus, Karem AR40 e Sikorsky Raider-X.

wpDiscuz