Veículo aéreo não tripulado XQ-58A é danificado após o pouso
YUMA PROVING GROUND, Arizona – O veículo aéreo não tripulado XQ-58A Valkyrie completou o terceiro voo do programa Low Cost Attritable Strike Demonstration, em 9 de outubro no Yuma Proving Ground, Arizona. Infelizmente, ventos fortes na superfície e um mau funcionamento do sistema provisório de recuperação de testes de voo do veículo resultaram em um acidente após o pouso, que danificou a aeronave.
O XQ-58A, parte do programa Low Cost Attritable Strike Demonstration do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea, completou todos os objetivos do teste durante o voo de 90 minutos. O terceiro voo continuou a expandir o envelope, levando com sucesso o demonstrador de voo para velocidades e altitudes mais altas para testar ainda mais o sistema.
“Continuamos a aprender sobre essa aeronave e o potencial que a tecnologia pode oferecer ao combatente. Este terceiro voo cumpriu com sucesso seus objetivos e expandiu o envelope dos dois primeiros voos. Reunimos uma grande quantidade de dados valiosos do voo e até aprenderemos com esse acidente. Por fim, esse é o objetivo de qualquer experimento e estamos satisfeitos com o progresso do programa Low Cost Attritable Strike Demonstration”, disse o major-general William Cooley, comandante do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea.
O quarto voo programado da Valkyrie será adiado até a conclusão de uma investigação de segurança. Não houve outros danos materiais ou pessoais.
FONTE: Força Aérea dos EUA