Z-20

TIANJIN, China – O mais recente helicóptero militar fabricado pela China, comissionado e totalmente autóctone, o Z-20, é equipado com um motor de produção local poderoso o suficiente para voar em planaltos com pouco oxigênio e apresenta tecnologia inovadora líder mundial, disse o fabricante do helicóptero no dia 9 de outubro.

O Z-20 fez sua estreia pública no desfile do Dia Nacional em 1º de outubro. No Fórum de Desenvolvimento de Helicópteros da China em 2019 em Tianjin na quarta-feira, Wang Xibao, engenheiro-chefe do Harbin Aircraft Industry Group sob a Aviation Industry Corporation of China (AVIC), disse ao Global Times que o helicóptero é “de um nível avançado no século XXI”.

“Ele usa muitas tecnologias que devem ser consideradas avançadas no mundo, incluindo o controle de vibração ativo, fly-by-wire, design de baixo ruído para rotor e design aerodinâmico de alto desempenho do rotor”, disse Wang.

Li Linhua, especialista em tecnologia chefe do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Helicópteros da China da AVIC, disse que, durante o seu desenvolvimento, muitas inovações tecnológicas foram aplicadas. Li também observou que apenas alguns países têm helicópteros com tecnologia avançada fly-by-wire.

O Z-20 foi fabricado inteiramente na China, disse Chen Guang, vice-gerente geral da AVICOPTER, a filial de helicópteros da AVIC, ao Global Times.

Como o mais recente helicóptero utilitário da China, uma área em que o Z-20 operará são os planaltos, disse Chen, observando que, apesar da falta de oxigênio nas áreas de grande altitude, o motor caseiro é poderoso o suficiente graças a inovações tecnológicas.

O Z-20 contribuirá para o futuro desenvolvimento de helicópteros da China, à medida que novos modelos possam absorver suas tecnologias avançadas, disse Chen.

Espera-se que o Z-20 faça sua primeira exibição na 5ª Exposição de Helicópteros da China em Tianjin, que acontece de quinta a domingo.

Além das performances de voo da equipe acrobática Fenglei do Exército de Libertação Popular, ele terá exibirá estática no evento.

O acabamento da fuselagem do helicóptero é excelente, pois a superfície parece lisa, mesmo em pontos de junção. As grandes janelas do cockpit ocupam mais da metade do espaço do nariz da aeronave, com duas janelas extras no piso do cockpit, dando aos pilotos uma visão muito ampla, observaram os repórteres do Global Times na quarta-feira depois de conheceram de perto o helicóptero.

Painéis tradicionais e complicados não são encontrados no cockpit. Em vez disso, os painéis de controle usam telas multifuncionais. O interior dos helicópteros é amplo e pode armazenar mais equipamentos.

O Z-20 é um helicóptero utilitário de médio porte que pode se adaptar a diferentes terrenos e condições climáticas e pode ser usado em missões como transporte de pessoal e carga, busca e salvamento, operações de reconhecimento e antissubmarino, disseram especialistas.

FONTE: Global Times

wpDiscuz