Índia atualiza seu Sukhoi com radar capaz de detectar o F-35 e o J-20
Nova Délhi – A Índia planeja atualizar o Sukhoi Su-30MKI com modernos “recursos de radar e armas e também aprimorar recursos que abordam aspectos de gerenciamento de obsolescência e guerra eletrônica”, confirmou o chefe da Força Aérea da Índia, marechal Rakesh Kumar Bhadauria.
Um veterano da Força Aérea e analista sênior de defesa disse que o radar atualizado provavelmente seria o NIIP N035 Irbis E (Snow Leopard), um radar ESA híbrido dirigível classe de 20 KW instalado no Su-35.
“Na potência máxima, o radar pode detectar um F-35 a uma distância de 58 km (36 milhas). No modo de rastreamento, a distância cai para 29 km”, disse Vijainder K Thakur, veterano da Força Aérea e analista de defesa sobre o desenvolvimento tecnológico.
Projetado pelo Instituto de Pesquisa Científica Tikhomirov (NIIP) na cidade de Zhukovsky em Moscou, o Irbis-E é uma evolução direta do projeto BARS, de uma família russa de radares aéreos multimodo para todas as condições meteorológicas, mas significativamente mais poderoso.
O radar é citado com uma potência média de 5 kilowatts, com 2 kilowatts de potência CW para iluminação. O NIIP reivindica duas vezes a largura de banda e melhora a agilidade de frequência em relação aos BARS, além de uma melhor capacidade de contramedidas eletrônicas.
No entanto, Harsh Vardhan Thakur, um piloto de teste experimental, disse: “Ao definir alcances de detectação e rastreamento para o F-35, a baixa observabilidade pode ter sido exagerada. Acho que o F-35 pode ser detectado em alcances maiores, assim como o J-20.”
Espera-se que a atualização do Su-30MKI não demore muito tempo, já que a Rússia já implementou atualizações significativas, incluindo radar e motores no Su-30SM, que está a serviço da Força Aérea Russa.
Vijainder K Thakur disse que a Rússia integrou o radar IRBIS-E Radar e o motor AL-41F-C1 no Su-30SM, o que representa uma convergência das duas plataformas desenvolvidas independentemente do Su-27, com o objetivo de mitigar gastos gerais de logística e manutenção.
Em 2018, caças Su-30MKI da Força Aérea Indiana conseguiram detectar o mais recente caça a jato chinês Chengdu J-20, supostamente um avião furtivo topo de linha operado pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF).
Os caças J-20, como reivindicado pela China, são feitos de materiais absorventes de radar que dificultam a detecção a longas distâncias.
No início deste mês, o fabricante de radar alemão Hensoldt afirmou que conseguiu rastrear secretamente dois F-35 americanos a partir de uma fazenda de pôneis por quase 150 milhas (cerca de 150 km) durante um show aéreo, informou o site da C4ISRNet.
O Sukhoi Su-30MKI é um caça de quarta geração pesado e de longo alcance, projetado pela Rússia, construído sob licença da Hindustan Aeronautics Limited da Índia. Os aviões foram introduzidos na Força Aérea da Índia no início dos anos 2000, com a Índia fabricando cerca de 250 aviões até 2018 e continuando a construir mais.
FONTE: Sputnik