Chefe da Força Aérea Indiana apoia produção autóctone de jatos de 5ª geração
A Força Aérea Indiana (IAF) está prestes a receber uma grande transformação com a adição de caças franceses Rafale, 83 aeronaves autóctones de combate leve (LCA) Tejas e 114 novas aeronaves multifuncionais de médio porte para sua frota nos próximos anos.
O helicóptero pesado Chinook construído nos EUA e os avançados helicópteros de ataque Apache já foram adicionados à frota da IAF e devem estrear no show do Dia da Força Aérea na Estação da Força Aérea Hindon na terça-feira. Além disso, a IAF deve receber o primeiro lote dos sistemas russos de defesa aérea S-400 entre 2020 e 2024.
Quanto a um caça furtivo de quinta geração, o chefe da IAF, Rakesh Kumar Singh Bhadauria, disse na sexta-feira que a Índia não tinha planos de importação no momento e estaria olhando o Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA) autóctone para atender a esse requisito.
“Para a quinta geração, o programa indiano AMCA já foi iniciado. Para isso foi dado o sinal verde. Recebemos total apoio. Esse programa está decolando. É aqui que colocamos nossas energias”, disse Bhadauria.” Não há planos ‘de importar’ até o momento ‘e’ no futuro próximo”, disse Bhadauria a repórteres em Nova Délhi antes do 87º aniversário da IAF em 8 de outubro.
O AMCA está atualmente em “fase de detalhamento do projeto” e deve ser concluído em 2021, segundo reportagens da imprensa. Ele deve ser produzido com um parceiro estratégico ainda a ser selecionado – um fabricante estrangeiro de equipamentos que fará 114 caças sob o modelo de parceria estratégica.
As novas aquisições e incorporações na IAF surgem num cenário de tensões aumentadas com o Paquistão e a China, que vêm modernizando rapidamente suas forças armadas.
Questionado sobre a preparação da Índia para travar uma guerra de duas frentes com a força da IAF caindo para 30 esquadrões contra uma força projetada de 42, Bhadauria disse: “Nosso plano de construção, você já está ciente – prevê 83 caças já estão encomendados, deveremos assinar o contrato muito em breve, 114 aeronaves de combate multifuncionais médias (MMRCA), 36 Rafale já foram comprados, vamos contratar 21 jatos MiG-29, então esse é o plano atual”.
Outras medidas para manter a prontidão da frota incluem a atualização de meia-vida do Mirage 2000, MiG-29 e Jaguar, que “já estava em andamento”, disse o chefe da IAF. “O programa de atualização do MiG-29 está progredindo. Também está planejada a atualização das aeronaves Su-30MKI, melhorando ainda mais sua capacidade operacional”, acrescentou.
FONTE: livemint.com